COACHING

Fazemos Coaching de grupo e/ou individual para o desbloqueio de entraves à implementação dos modelos treinados e à eficácia da equipa de docentes e outros agentes educativos.
A prática do Coaching permite uma maior consciencialização das práticas pedagógicas e seu impacto nos alunos e ambiente escolar, permitindo a identificação de áreas cegas na atuação dos agentes educativos.
Seguimos uma metodologia que combina os modelos da Educação Positiva com as práticas de Coaching para a mudança.

Metodologia

Realização do VIA – Questionário de Forças de Carácter e exploração dos resultados
Antes do início do programa de coaching o agente educativo (ou grupo) é convidado a realizar o questionário online de forças de carácter, cujos resultados servirão de base de reflexão para a criação de novas ou melhores estratégias de actuação em sala e na interação com alunos e comunidade escolar.

O Programa de Coaching segue o Modelo GROW (Whitmore, 1996) um dos mais bem sucedidos e utilizados nas intervenções de forças de carácter (Niemiec, 2018). O Modelo GROW consiste numa abordagem conversacional entre coach e coachee que assenta 4 fases:

  1. Definição de Objetivos: Goals
  2. Confirmação da Realidade: Reality Check
  3. Reflexão e descoberta das Opções/ Obstáculos: Options
  4. Planeamento e Acção futura: Way forward

Dinâmica das sessões
– Cada sessão terá um ou mais objetivos definidos pelo agente educativo ou grupo na forma de “No final desta sessão gostaria de….”. Compete à coach a condução das sessões de modo a que as mesmas se focalizem nos objectivos traçados e explorem os temas identificados como relevantes para o atingimento dos mesmos. É comum e possível que no decurso das sessões esses mesmos objectivos sejam alterados pelo agente educativo ou grupo, e em resultado da reflexão ocorrida.
– Em cada uma das sessões o agente educativo ou grupo é desafiado e questionado sobre as suas emoções, comportamentos e pensamentos com vista a provocar uma reflexão e maior consciência das suas forças de carácter e os seus valores e no modo como podem ser potenciadas para atingir os seus objetivos e ultrapassar os obstáculos percepcionados.

A Semear Valores disponibiliza e partilha sempre que se justifique, artigos, estudos de caso, referências bibliográficas, recursos pedagógicos e outros que permitam a aceleração e aprimoramento dos objetivos do coaching.
O número de sessões e intervalo entre as mesmas dependerá da auto-avaliação do agente educativo ou grupo sobre os objectivos atingidos.

Valor do Investimento: sob consulta semearvalores@gmail.com

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close