CONSULTORIA

Prestamos Consultoria ao nível do planeamento das dinâmicas de sala, orientação e supervisão na aplicação dos modelos da Educação Positiva.
A atividade de consultoria visa facilitar e acompanhar a transferência de modelos da Educação Positiva para o contexto e dinâmica da sala de aula.

Baseamos a nossa abordagem nas seguintes fases:

  • Fase 1 – Gosto pela Aprendizagem / Curiosidade/ Empatia

Quais são os desafios, as oportunidades de melhoria e quais são as nossas metas?
Numa primeira fase procuramos, através de sessões guiadas com os agentes educativos, identificar os desafios e necessidades existentes no contexto escolar. As questões colocadas nesta fase visam compreender onde estão as oportunidades de desenvolvimento na dinâmica de sala, no relacionamento entre pares e comunidade escolar, entre outros.
Esta fase pode ainda envolver a passagem de conhecimento teórico e prático relacionado com modelos da Educação Positiva que permite também compreender o grau de ajustamento desses modelos ao contexto educativo.
No final desta fase, deverá estar claro para os agentes educativos quais os objetivos de melhoria que se pretendem atingir com a Consultoria.

  • Fase 2 – Criatividade / Trabalho em Equipa / Liderança

Agora que sabemos claramente quais os nossos desafios e oportunidades de melhoria, como fazemos para atingir os nossos objetivos?
Esta fase é dedicada à Conceção e Desenvolvimento do Projecto de Intervenção
Tendo por base o princípio da Co-construção é hora de dar espaço à criatividade. Facilitamos e guiamos a conceção e elaboração de um plano estruturado que permita atingir os objetivos traçados na Fase 1, tendo sempre como referência as particularidades dos diferentes contextos educativos.
A Semear Valores fornece nesta fase:
– A estrutura necessária ao projecto com definição clara de responsabilidades e linhas temporais;
– Acompanhamento e monitorização da sua concretização;
– Orientação na identificação e exemplificação de recursos pedagógicos;
– Apoio na identificação/desenho dos instrumentos de medição dos resultados;
– Apoio na divulgação do projeto junto da comunidade escolar.

Fase 3: Entusiasmo / Bondade / Persistência
Sabemos o quê e como, agora é mãos à obra!
Esta é a fase de implementação. Na fase de implementação no contexto escolar e de modo a garantir o sucesso da mesma, a Semear Valores oferece um pacote de sessões de acompanhamento das diversas fases definidas no projeto. Estas mesmas sessões são definidas à medida das necessidades dos responsáveis pelo projeto, e como forma de ultrapassar eventuais desafios e apoiar o ajustamento necessário às dinâmicas da escola.
Nesta fase, o envolvimento e dedicação dos diversos agentes educativos é essencial ao sucesso da iniciativa e alcance dos objetivos

  • Fase 4: Perspetiva / Gratidão / Esperança

A conclusão da implementação vem com a pergunta: Atingimos os nossos objetivos? O que aprendemos e como podemos continuar a melhorar?
Nesta fase, a Semear Valores apoia na análise dos resultados e impacto do projeto e na sua divulgação. Esta fase inclui ainda a facilitação de uma sessão de reflexão das aprendizagens, aspetos positivos e de melhoria verificados. Visa a interiorização final da transformação conseguida pela aplicação dos modelos da Educação Positiva.

Valor do Investimento: sob consulta semearvalores@gmail.com

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close