CURSO Crescer em Forças: Jornada através das Virtudes

Quem tem a missão de educar crianças deseja profundamente ajudá-las a desenvolverem o seu caráter, a tornarem-se pessoas melhores, a construírem autoconfiança e a criarem relações positivas com os colegas! Nem sempre é fácil fazê-lo, os comportamentos mais desafiadores de algumas crianças são difíceis de alterar e, por vezes, instala-se um clima de aula pouco cooperativo e crítico, tantas vezes, difícil de quebrar.

Contudo, é possível construir um clima de apoio mútuo, baseado em relações interpessoais positivas, como mostram inúmeros estudos e a avaliação de um projeto-piloto implementado em duas escolas de 1º ciclo, pela Semear Valores. Os alunos que participaram neste projeto reportaram mais comportamentos de entreajuda e uma diminuição dos problemas de relacionamento entre si.

Então, como podemos ajudar as crianças a aumentar o conhecimento sobre si próprias e a melhorar o relacionamento entre elas?

Primeiro, o psicólogo, o professor ou o educador, terá de olhar para si, uma vez que as suas ações e emoções influenciam altamente as suas relações interpessoais e a dinâmica do seu grupo. Reconhecer as suas forças, interesses e dons e consciencializar-se das suas práticas pedagógicas deverá ser a primeira abordagem e, só depois, focar-se no comportamento das crianças.

E essa é a proposta do curso Crescer em Forças: Jornada através das Virtudes. A nossa experiência de formação e consultoria com diferentes agentes educativos mostra-nos que é essencial proporcionar um espaço de crescimento pessoal para aqueles que tomam para si essa nobre missão de educar. Aliás, professores e educadores que participaram em cursos semelhantes dinamizados pela Semear Valores, têm-nos reportado o quanto valorizam estes momentos de partilha e reflexão apoiada e como contribuem para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, como à frente será apresentado. 

O curso abre espaço para olhar para si, escutar-se, conhecer-se, valorizar-se e aperfeiçoar-se, seguido de um momento em que será desafiado a criar um projeto destinado às crianças com quem se relaciona, sempre com o feedback da equipa pedagógica e do grupo e participantes.  

Especificamente, o programa está estruturado ao longo de 16 horas, num modelo B-Learning, com a seguinte organização:

  • Apresentação e Introdução ao Curso
  • Modelo das Virtudes e Forças de Caráter (VFC)
  • Desenvolvimento Pessoal através do Modelo VFC
  • O Modelo das VFC ao serviço do desenvolvimento socioemocional das crianças e jovens
  • Construção de um projeto de desenvolvimento socioemocional, baseado nas virtudes e forças
  • Avaliação, Certificação e Encerramento

Ao longo das sessões, terá a oportunidade de:

  1. Descobrir e compreender o Modelo das Virtudes e Forças de Caráter;
  2. Reconhecer a utilidade deste modelo para o desenvolvimento pessoal e o desenvolvimento de crianças e jovens;
  3. Apreciar e analisar a ideia de si e integrar e refletir sobre o feedback fornecido por outros;
  4. Refletir individualmente e em grupo sobre a sua relação psicopedagógica com as crianças e jovens;
  5. Reconhecer a valorizar as suas principais forças de caráter, os seus interesses, talentos e dons;
  6. Com base neles, criar atividades para o desenvolvimento socioemocional das crianças e jovens;
  7. Identificar estratégias, atividades e dinâmicas para promover o desenvolvimento socioemocional das crianças e/ou jovens, através do Modelo VFC, presencialmente e à distância;
  8. Descobrir e usar o modelo lógico na planificação do projeto;
  9. Criar um projeto de aplicação prática em contexto profissional utilizando o Modelo VFC.

O feedback de psicólogos, professores e outros agentes educativos que participam nas ações formativas da Semear Valores é bastante positivo. Numa formação idêntica a este curso, professores e educadores deixaram os seus testemunhos:

“Neste curso foram transmitidas informações de extrema importância, enriquecendo-me como pessoa e profissional.”– Ana Machado, educadora de infância

“Parabéns pelo excelente trabalho. Foi uma experiência gratificante e enriquecedora.” – Elisabete Lourenço, professora de 1º ciclo”

Gostei muito, correspondeu inteiramente ao que esperava. Contribuiu muito para melhorar a minha prática profissional (e particularmente também me ajudará).”- Aida Silva, educadora de infância

O curso decorrerá aos sábados, num modelo B-learning, nas seguintes datas:

  • 10 de Abril, 9:00-12:30, presencial
  • 17 de Abril, 9:00-12:30, presencial
  • 24 de Abril, 9:00-12:30, online
  • 8 de Maio, 10:00-13:00 e 14:00-16:30, presencial

As aulas presenciais serão na sede da Semear Valores, DNA Cascais, Cruz da Popa, 2645-449 Alcabideche, Cascais.

Investimento:

  • 230 €
  • “Early bird” para as inscrições realizadas até dia 31 de janeiro, 2021: 190 € (desconto de 17%)
  • As inscrições encerram assim que a turma tiver 20 participantes.

Para além da participação no curso, o valor inclui:

  • o manual do formando;
  • um guia de atividades;
  • oportunidades de reflexão partilhada com colegas de profissão e orientada pela equipa pedagógica;
  • feedback e apoio personalizado durante a criação do projeto de aplicação prática ao contexto de cada formando.

Inclui ainda um conjunto de recursos lúdico-pedagógicos para apoiar o desenvolvimento do caráter das crianças:

IMG_20201021_101207

Para os formandos psicólogos, inscritos na Ordem dos Psicólogos Portugueses, a conclusão do curso atribui 8 créditos nas três especialidades: Psicologia da Educação; Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira.

Por fim, deixamos-lhe 3 perguntas:

  • Este curso ressoou consigo?
  • Gostava de descobrir como apoiar o desenvolvimento do caráter das crianças com quem se relaciona, de forma apoiada e partilhada?
  • Gostava de usufruir do curso, aproveitando o desconto que lhe oferecemos até dia 5 de Fevereiro? 

Sim, gostava de me inscrever e aproveitar o desconto!

1- Então, preencha a respetiva Ficha de inscrição.

2- Garanta a sua inscrição, realizando o pagamento do respetivo valor. Pode fazê-lo de duas formas:

-Transferência bancária – IBAN: PT50 0007 0000 0045 8020 1302 3. Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu nome para o email semearvalores@gmail.com.
-MB Way: 919 412 919. Na descrição, coloque o seu nome, seguido de “curso Virtudes”.

O curso é coordenado por Patrícia Sarmento e a equipa pedagógica é constituída por:

Patrícia Sarmento é psicóloga (FP-UL). Mestre em Sociedade, Risco e Saúde (ISCSP-UL), com investigação na área da Resiliência. Pós-graduada em: Psicologia Positiva Aplicada (ISCSP-UL) e Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias (IEC-UM). Tem larga experiência em intervenção comunitária e educacional e em formação de professores, psicólogos e outros agentes educativos nas áreas de desenvolvimento socioemocional, intervenção com crianças e jovens em crise, educação positiva, etc. É consultora em agrupamentos de escola TEIP, pelo ISCTE-IUL. É co-fundadora da Semear Valores, onde co-cria e implementa projetos de desenvolvimento socioemocional destinados a crianças e jovens; formação e recursos que apoiam o desenvolvimento.

Kalpna Kirtikumar é psicóloga (FP-UL). Possui Mestrado executivo em Coaching & Consulting for Change (INSEAD), é formada pela PB Coaching no Coach Training Programme (2010) e em Psicologia Social e das Organizações (ISCTE-IUL). Tem uma vasta carreira na área de recursos humanos e consultoria e coaching empresarial. Foi assistente de investigação científica no ISCTE-IUL. É co-fundadora da Semear Valores, onde co-cria projetos de desenvolvimento socioemocional para crianças, dinamiza formação e é responsável pela área de coaching a agentes educativos, consultoria e avaliação de projetos.

Mafalda Lobo de Carvalho é empreendedora social e formadora. A sua formação base é Direito (FDUL), área onde trabalhou durante cerca de 14 anos. Em 2014, mudou de rumo profissional para se dedicar à educação nos valores. É pós-graduada em Psicologia Positiva Aplicada (ISCSP-UL) e Intervenção Psicossocial em favor de crianças, jovens e famílias (Universidade Lusófona). É co-fundadora da Semear Valores, CRL, onde se tem dedicado à formação na área das Virtudes e Forças de Caráter e Atitude Mental de Crescimento e à co-criação de recursos pedagógicos e implementação de projetos de desenvolvimento socioemocional para crianças e jovens. É também autora do programa de rádio “Crescer a Valer”, na radioava.global, e das histórias infantis “A Princesa da Luz e a Fada de Cristal – As sementes mágicas” e “Yuki, o robô com coração – Os Superpoderes da Amizade” (no prelo).

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close