O 1º ano de sementeira…

Chegados a Agosto, decidimos fazer o balanço de 2018-2019, já que a Semear Valores tem trabalhado numa lógica de ano letivo. Desde Setembro do ano passado, muita coisa importante aconteceu! 

… Dinamizámos um projeto-piloto de Bem-estar e Cidadania em duas escolas de 1º ciclo de Alcabideche, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais. Este projeto abrangeu 12 professores, 6 assistentes operacionais e cerca de 200 alunos. Os resultados preliminares indicam que crianças e professores foram capazes de identificar forças no outro com mais frequência e comunicaram de forma mais positiva entre si. 

… Lançámos uma campanha de crowdfunding para editar o jogo “Crescer em Força(s)”, destinado a crianças dos 6 aos 12 anos. Conseguimos angariar cerca de 3.750,00€, com o contributo generoso de mais de 100 apoiantes. O jogo ficou pronto em Abril, sendo o primeiro produto criado pela Semear Valores. É um recurso valioso para pais, professores e psicólogos, na medida em que ajuda as crianças a descobrir e a usar as suas forças na vida diária.

… A associação A Vida Ama-me incubou gentilmente os nossos projetos durante um ano e finalmente, em Maio de 2019, constituimo-nos legalmente como cooperativa, a “Semear Valores, CRL”.

… Iniciada através do Instituto de Empreendedorismo Social (IES), mantivemos a consultoria à Semear Valores, graças à generosidade do nosso querido consultor que já faz parte da nossa viagem.

… Depois de várias formações para professores, realizámos o primeiro workshop aberto ao público em geral, sobre o uso das Forças de Caráter na nossa vida, na DNA Cascais, Ninho de Empresas, local que é agora a nossa sede.

… Concorremos, pela primeira vez, às Academias Gulbenkian do Conhecimento para implementar uma rádio escolar online, subordinada ao tema do Bem-estar e Cidadania, nos próximos 3 anos letivos, numa escola em Alcabideche. O projeto, intitulado “Semear Valores ON-AIR”, visa aumentar as competências de comunicação, resiliência e pensamento criativo nos alunos e foi selecionado, juntamente com mais 34 projetos vencedores. Para além do apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian, contamos também com o da Câmara Municipal de Cascais.

Em suma,

Foi, sem dúvida, um ano de oportunidades, de exploração, de reforço da equipa, de consolidação de parcerias, de tentativas e de algumas conquistas que nos ajudaram a compreender melhor qual o papel que podemos ter junto de crianças, jovens, famílias e educadores. 

No ano letivo que se avizinha, 2019-2020, queremos continuar a aprender, co-construir e transformar, com cada vez mais pessoas alinhadas com a nossa visão! 

Obrigada a todos aqueles que nos apoiaram e/ou se inspiraram naquilo que fazemos, criando as suas próprias sementeiras!

Compartilhe

Mais postagens

Forças 360º

Forças 360º​Desta vez, propomos-lhe que se predisponha a refletir sobre si e a escutar aqueles que o observam na sua esfera social, pessoal ou profissional.

Carta de Autocompaixão

Carta de autocompaixão​Este exercício vai propor-lhe que pare de se culpar pelas suas falhas e erros. Como fazer? Já ouviu falar de autocompaixão? É a

Eu no meu melhor

Eu no meu melhor​Este exercício vai aumentar a sua consciência sobre os seus pontos fortes. Como fazer? Pense num acontecimento em que se sentiu no

O melhor eu possível

O melhor eu possível​Este exercício vai desafiá-la(o) a projetar-se no futuro, refletindo sobre o seu melhor eu possível (“Best Possible Self”) Como fazer? Imagine um