PROJETOS EM ESCOLAS

A implementação de projetos em escolas permite-nos testar e avaliar os modelos da psicologia e educação positiva no contexto educativo português, bem como criar novos recursos pedagógicos de apoio às intervenções, em língua portuguesa, adaptados à realidade das nossas escolas.


Intervenções em curso

 

“SEMEAR VALORES ON-AIR”

Em Maio de 2019, o projeto “SEMEAR VALORES ON-AIR” foi selecionado para integrar as Academias Gulbenkian do Conhecimento,  cuja implementação decorre na Escola Ibn Mucana, em Alcabideche, Cascais, até Julho de 2022.

Este projeto resulta da parceria entre a “Associação A Vida Ama-me”, a “Cooperativa Semear Valores” e a “DONE! Comunicação” e conta com o co-financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian e da Câmara Municipal de Cascais. 

Tem como objetivo promover competências de comunicação, adaptabilidade, resiliência e pensamento criativo em 360 alunos do 3º ciclo e secundário da Escola Ibn Mucana e, simultaneamente, ser influenciadora de um clima de bem-estar e cidadania na comunidade (escolar e online). 

O projeto visa a criação de uma rádio escolar online, feita por jovens, inspirada nos valores, fatores e processos que conduzem ao florescimento humano, investigados pela Psicologia Positiva. Através dos seus conteúdos, criados e comunicados pelos jovens, sob orientação, a rádio promove reflexão, envolvimento e aprendizagens com sentido em temas relevantes para o seu bem-estar e felicidade, ao mesmo tempo que se afirma como um canal de influência positiva para toda a comunidade de ouvintes, servindo o bem-estar e a cidadania.

“SEMEAR VALORES NO 1º CICLO”

Este projeto teve início no ano letivo 2018/2019, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, e continua na EB Bruno Nascimento (AE Alcabideche). Tem como objetivo promover relações entre pares mais satisfatórias, maior autoconhecimento e mais comportamentos prossociais, tendo por base modelos de Educação Positiva (Forças de Caráter, Literacia Emocional e Atitude Mental de Crescimento).

Diversos estudos indicam que a Educação Positiva (aqui entendida  como a aplicação da Psicologia Positiva em contexto escolar) contribui para o aumento do bem-estar e da cidadania das crianças e previne problemas de saúde mental.

A nossa intervenção assenta numa abordagem construcionista, por acreditarmos que esta potencia um maior envolvimento dos professores na dinamização dos temas e uma maior probabilidade de continuarem a desenvolvê-los futuramente.

 

Projetos anteriores

  • 2015-2016:
    • Implementação do primeiro projeto-piloto numa turma de 3º ano, no Colégio Europa
  • 2016-2017:
    • Alargamento do projeto a todo o 1º ciclo, no Colégio Europa
    • Piloto numa turma de 7º ano, no AE Ibn Mucana
  • 2017-2018:
    • Alargamento ao 1º e 2º ciclos, no Colégio Europa
  • 2018-2019:
    • Continuação do projeto no Colégio Europa
    • Piloto Semear Valores 1º ciclo, nas EB Malangatana e Bruno Nascimento (AE Alcabideche), com o apoio da Câmara Municipal de Cascais: Formação, acompanhamento e consultoria aos professores e assistentes operacionais (Relatorio final SV 1º ciclo).
%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close