Promover competências socioemocionais junto de adolescentes através da Voz e da Rádio: Projeto Semear Valores On-Air

É com muita alegria que partilhamos consigo um breve resumo do artigo científico que publicámos na revista Frontiers, sobre o projeto Semear Valores On-air numa escola portuguesa: “O impacto da Voz dos Adolescentes através de uma rádio escolar online: um projeto experimental de aprendizagem socioemocional (SEL)”. 

Semear Valores On-air foi um projeto a três anos que teve como objetivo desenvolver as competências socioemocionais dos alunos, através de uma rádio escolar online.

O que podem professores, psicólogos escolares e educadores esperar deste artigo?

1) Em primeiro lugar, pode ficar conhecer o programa e projeto Semear Valores On-air: enquadramento pedagógico, princípios, objetivos, formato pedagógico e atividades.

2) Em segundo lugar, pode descobrir os resultados da relação entre a participação dos alunos no projeto e as suas competências socioemocionais.

3) Em terceiro lugar, pode inspirá-lo(a) a ter novas ideias para estimular a participação de adolescentes noutros projetos de aprendizagem socioemocional.

4) Por fim, pode ajudá-lo(a) a pensar em alternativas para a dinamização de atividades de forma criativa, mesmo quando a interação presencial não é possível, permitindo aos alunos desenvolver continuamente suas competências socioemocionais.

Sessão de gravação em estúdio

Qual o modelo, objetivos e produtos do projeto?

Baseado no modelo das virtudes e forças de caráter (Peterson e Seligman, 2004), este projeto de rádio escolar online teve como objetivo promover a comunicação, o pensamento criativo, a adaptabilidade e as competências de resiliência nos adolescentes e dar-lhes a oportunidade de se tornarem agentes influentes de bem-estar e cidadania.

Como parte do currículo escolar, os alunos foram convidados a criar e gravar programas de rádio e podcasts de forma colaborativa, ao longo de um ano letivo. Foram assim criados um podcast e ainda uma rádio escolar online – MEGA Ibn Rádio– que transmitia para todo o mundo, com música, programas diários e entrevistas 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Pode ler a descrição completa do modelo de implementação do projeto no artigo original.

Como monitorizámos e avaliámos o projeto?

Neste projeto, foi dada igual importância à monitorização e avaliação, sendo ambas indissociáveis para a interpretação e discussão dos resultados.

Para fins de monitorização, avaliou-se a dosagem, a responsividade, a qualidade e a fidelidade/adaptabilidade do programa, utilizando diferentes instrumentos de avaliação.

Para a avaliação dos resultados, utilizou-se um design quasi-experimental, com grupo de comparação, através de uma abordagem qualitativa e quantitativa que permitiu analisar as respostas dos 112 alunos que participaram no segundo ano da implementação do projeto e seus diretores de turma, em 2020-2021. Foram avaliadas as competências de comunicação, pensamento criativo, adaptabilidade e resiliência.

Sessão de Bem-estar e Cidadania

O que descobrimos?

Três pontos principais emergiram da análise dos resultados:

(1) As perceções dos professores sobre as competências socioemocionais dos alunos no pós-teste mostraram associações mais positivas com a participação no projeto do que as perceções dos participantes. Isto parece significar que as perceções dos professores são mais sensíveis a mudanças nas competências socioemocionais dos alunos (do que as perceções dos próprios alunos).

 

(2) Os alunos identificaram oito tipos de lições aprendidas, sendo as mais referidas a melhoria das competências socioemocionais e a aprendizagem sobre si próprios. 

 

(3) As oportunidades combinadas para os adolescentes aprenderem mais sobre si mesmos, se expressarem e praticarem competências socioemocionais são ingredientes importantes para a sua motivação e envolvimento ativo no projeto.

 

No geral, estes resultados indicam que a participação no projeto está associada a resultados positivos para os adolescentes e que, tanto os dados de monitorização como os de avaliação, são muito importantes para interpretar os resultados de uma forma mais abrangente.

A publicação deste artigo só foi possível com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Se pretender ler o texto em português ou quiser saber mais sobre o projeto, pode contactar-nos: semearvalores@gmail.com .

 

As Autoras

Patrícia Sarmento, Mafalda Lobo e Kalpna Kirtikumar, Semear Valores

 

Agradecimentos

Aos parceiros do projeto: “Associação a Vida Ama-me”, “Agrupamento de Escolas Ibn Mucana”, DONE Comunicação; aos financiadores: “Município de Cascais” e “Fundação Calouste Gulbenkian” e à equipa de consultoria de avaliação do projeto.

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