Projetos em escolas

Desenhamos, implementamos e avaliamos projetos em escolas e outros contextos educativos.

Adotamos uma abordagem construcionista, de forma a aumentar o envolvimento dos professores e promover a sustentabilidade das aprendizagens.

Tal permite-nos testar e avaliar os modelos da psicologia e educação positiva no contexto educativo português, bem como criar novos recursos pedagógicos de apoio às intervenções, adaptados à realidade das nossas escolas.

Projetos anteriores

Veja o vídeo ao lado que explica como começou a nossa intervenção no 1º ciclo e convida a ouvir o testemunho das crianças sobre o que aprenderam no primeiro projeto-piloto!

Ano letivo 2015-2016
  • Implementação do primeiro projeto-piloto numa turma de 3º ano, no Colégio Europa.
Ano letivo 2016-2017
  • Alargamento do projeto a todo o 1º ciclo, no Colégio Europa.
  • Piloto numa turma de 7º ano, no AE Ibn Mucan
Ano letivo 2017-2018
  • Alargamento ao 1º e 2º ciclos, no Colégio Europa
Ano letivo 2018-2019
  • Piloto Semear Valores 1º ciclo:

 

    • Local/ Entidade: Alcabideche, nas escolas básicas Bruno Nascimento e Malangatana.
    • Financiador: Câmara Municipal de Cascais.
    • Atividades: Formação, acompanhamento e consultoria aos professores e assistentes operacionais.
    • Objetivo: Promover o florescimento das crianças, incidindo nas relações interpessoais e no exercício da cidadania.
    • Público-alvo: 8 turmas e 183 alunos (1º ao 4º ano)
    • Temas: forças de caráter; literacia emocional e gestão da raiva.
    • Resultados: Aumento do comportamento prossocial e diminuição dos problemas de relacionamento entre pares (Relatorio final SV 1º ciclo).

 

  • Continuação do projeto no Colégio Europa
Ano letivo 2019-2020
  • Semear Valores 1º ciclo:

 

    • Local/ Entidade: Alcabideche, escola básica Bruno Nascimento.
    • Financiador: Câmara Municipal de Cascais.
    • Objetivo: Promover o florescimento das crianças, incidindo no auto-conhecimento, no desenvolvimento de uma atitude mental de crescimento e de relações entre pares mais satisfatórias.
    • Público-alvo: Alunos do 1º ciclo; 4 turmas e 96 alunos (1º ao 4º ano).
    • Dinamizado por: Coordenadora e professoras.
    • Temas: Forças de caráter e atitude mental de crescimento.
    • Resultados: interrompido (quarentena)