Projetos em escolas

Desenhamos, implementamos e avaliamos projetos em escolas e outros contextos educativos.

Adotamos uma abordagem construcionista, de forma a aumentar o envolvimento dos professores e promover a sustentabilidade das aprendizagens.

Tal permite-nos testar e avaliar os modelos da psicologia e educação positiva no contexto educativo português, bem como criar novos recursos pedagógicos de apoio às intervenções, adaptados à realidade das nossas escolas.

Projetos anteriores

Veja o vídeo ao lado que explica como começou a nossa intervenção no 1º ciclo e convida a ouvir o testemunho das crianças sobre o que aprenderam no primeiro projeto-piloto!

Abaixo, pode visualizar a forma como fomos crescendo e levando os valores às crianças, em contexto escolar.

A nossa experiência em contexto escolar

2015-2016
Intervenção direta: 1º Ciclo
Projeto-piloto numa turma de 1º Ciclo

Implementação do primeiro projeto-piloto numa turma de 3º ano, no Colégio Europa.

2016-2017
Intervenção direta: 1º Ciclo
Colégio Europa

Alargamento do projeto a todo o 1º ciclo, no Colégio Europa.

2016-2017
Intervenção direta: 3º Ciclo
Piloto numa turma de 7º ano

Piloto numa turma de 7º ano, no AE Ibn Mucana, com o modelo das Forças de caráter para promover um bom clima.

Iniciativa promovido pela Psicóloga escolar e respetiva DT.

2017-2019
Intervenção direta: 1º e 2º Ciclos
Colégio Europa

Alargamento ao 1º e 2º ciclos, no Colégio Europa

2018-2019
Formação, Apoio & Consultoria
Projeto-Piloto Semear Valores no 1º Ciclo

Local/ Entidade: Alcabideche, nas escolas básicas Bruno Nascimento e Malangatana.

Financiador: Câmara Municipal de Cascais.

Atividades: Formação, acompanhamento e consultoria aos professores e assistentes operacionais.

Objetivo: Promover o florescimento das crianças, incidindo nas relações interpessoais e no exercício da cidadania.

Público-alvo: 8 turmas e 183 alunos (1º ao 4º ano)

Temas: forças de caráter; literacia emocional e gestão da raiva.

Resultados: Aumento do comportamento prossocial e diminuição dos problemas de relacionamento entre pares: Relatorio final SV 1º ciclo.

2019-2020
Formação & Consultoria - 1º Ciclo
Semear Valores no 1º Ciclo

Local/ Entidade: Alcabideche, escola básica Bruno Nascimento.

Financiador: Câmara Municipal de Cascais.

Objetivo: Promover o florescimento das crianças, incidindo no auto-conhecimento, no desenvolvimento de uma atitude mental de crescimento e de relações entre pares mais satisfatórias.

Público-alvo: Alunos do 1º ciclo; 4 turmas e 96 alunos (1º ao 4º ano).

Dinamizado por: Coordenadora e professoras.

Temas: Forças de caráter e atitude mental de crescimento.

Resultados: interrompido (quarentena)

2020-2021
Formação & Consultoria - 1º Ciclo
Semear Valores no 1º Ciclo

Local: 5 escolas de 1º ciclo de Cascais: EB1 Malangatana; EB1 Bruno Nascimento e EB1/JI do Alto da Peça; EB1/ JI de Alvide e EB1 Nº4 de Cascais.

Financiadores: Participantes & AE de Alvide.

Objetivo: Promover o auto-conhecimento das crianças e relações entre pares mais satisfatórias.

Público-alvo: Alunos do 1º ciclo; 6 turmas e 129 alunos (2º ao 4º ano).

Dinamizado por: 6 Professoras.

Temas: Forças de caráter.

Resultados: Observou-se um aumento muito significativo (p<.001) dos comportamentos prossociais (de entreajuda) e uma diminuição significativa dos problemas de relacionamento entre pares, após a intervenção, na perspetiva das docentes. Houve ainda uma diminuição muito significativa (p<.001) dos Sintomas Emocionais, Problemas de Comportamento e Hiperatividade.

2019-2022
Intervenção direta - 3º Ciclo e Secundário
Academia Semear Valores On-Air

Projeto a 3 anos

Local: AE Ibn Mucana

Financiadores: Câmara Municipal de Cascais e Fundação Calouste Gulbenkian

Parceiros: A Vida Ama-me e DONE Comunicação

Objetivo: Promover 

Público-alvo: Alunos do 3º ciclo e secundário; 11 turmas e 249 alunos.

Dinamizado por: Patrícia e Mafalda (SV), com o apoio dos DT's e a colaboração de Alexandre Campos, da DONE Comunicação.

Temas: Forças de caráter e Rádio.

Resultados:

Os principais resultados referentes ao aumento das competências socioemocionais dos alunos estão disponíveis nos relatórios anuais: 1º Ano (2020); 2º Ano (2021) e 3º Ano (2022).

No artigo "The impact of adolescents' voice through an online school radio: a socio-emotional learning experimental project" disponível na revista Frontiers encontra mais informação.

Produtos:

MEGAIbn Rádio, com música e programas criados pelos alunos.

- APP para Google e Apple

- Programas disponíveis em podcasts na Soundcloud!