Não há história como a nossa!

Não há história como a nossa! Aquela, que criamos ao viver cada dia, muitas vezes sem plano, e que se tece de momentos únicos e pensamentos espontâneos. A simplicidade dos gestos comuns vem, por vezes, carregada de transformação, sem sabermos. Foi assim que esta história começou: uma manhã de corrida, sem percurso definido.

No início de 2014, havia já tomado a decisão de me afastar das minhas duas ocupações profissionais: advocacia e venda direta. Na primeira, permaneci 14 anos, sobreposta à segunda, a que me dediquei durante os últimos 7 anos. Sentia há muito que nem uma, nem outra me levariam ao sentimento de realização que procurava. Dois mundos distintos, que muito me ensinaram e muito receberam de volta.

“Nasci para quê?”

No ano do meu 40º aniversário, já a vida me suplicava para mudar de rumo, passei pela experiência de “aceder à minha alma” (expressão usada por um amigo, para o momento em que despertei para o meu propósito). Num dia de março, feito de gestos comuns, levantei-me, fui correr, entrei num parque para descansar, sentei-me encostada a uma árvore, fechei os olhos e perguntei-me: “nasci para quê?” A resposta chegou fácil e claramente: “contribuir para que as crianças tenham uma educação baseada em valores”.

A mensagem ressoou de imediato e energizou-me, encaixando-se perfeitamente, como uma peça única, feita à minha medida. Uma visão libertadora e reveladora projetou-me para a ação, ainda que não soubesse exatamente que passos dar. Contudo, quando começamos, muitas vezes, só vemos o primeiro degrau e não toda a escadaria. Confiar que ela está lá e que somos capazes de a subir é tudo o que precisamos para começar.

Semear Valores

Depois de passar todo aquele dia a pensar nas várias formas possíveis de expressar esta missão, surgiu, a meio da noite, um nome: Semear Valores. Acordei perto das 4 horas com estas palavras na cabeça e escrevi-as para não me esquecer. Na manhã seguinte, tudo continuava a fazer sentido e, passada uma semana, pedi o registo da marca, ainda sem saber claramente o que iria fazer com ela.

Pode parecer uma narrativa inventada a posteriori, uma espécie de conto filosófico ou mesmo metafísico! Mas é a verdadeira história e, por isso mesmo, não há história como a nossa!

Tudo isto se passou em 2014 e, 5 anos depois, o Semear Valores já não é a história de uma pessoa apenas. A semente plantada germinou com a ajuda de muitas outras que, entretanto, foram chegando e trazendo as oportunidades certas para a fazer crescer, florescer e dar fruto. A todas elas (e já são muitas!), agradeço a confiança, a visão partilhada e a dedicação a uma tão nobre causa do nosso mundo: a educação.

Se é verdade que quem semeia ventos, colhe tempestades, quem semeia valores, colhe benfeitores!

Compartilhe

Mais postagens

Crianças respondem ao Yuki

Fevereiro 2024

Querem conhecer algumas cartas que o Yuki recebeu de crianças? Deliciosas!
O “Yuki na Caravana” está em movimento! Saiba como fazê-la chegar à sua escola!
Venha descobrir o novo curso sobre inclusão e a nossa consultoria TEIP!

Janeiro 2024

Está preparado/a para fazer novas resoluções? Preparámos umas perguntas para o/a ajudar!
Saiba como pode prevenir o bullying através do novo formato do “Yuki na Caravana”!
Aproveite os descontos que temos para si, até 20 de Janeiro!

Dezembro 2023

Este Dezembro partilhamos uma entrevista além-mar com Educar para a Vida Plena, trazemos uma oferta para as famílias e ainda uma surpresa para as crianças que já conhecem o Yuki, o robô com coração!