Sabe o que estas duas imagens têm em comum?
Pois bem, são crianças e adultos a aprender enquanto brincam, com o mesmo jogo. Já explicamos melhor…
O que andámos a fazer em Julho?
A primeira foto reflete muito do que foi o nosso mês de Julho, ou seja, formação para profissionais de educação. De Lisboa até à Maia, trabalhámos com três grupos de profissionais muito empenhados, abertos a novas aprendizagens e entusiasmados, mesmo num final de ano letivo trabalhoso! Tivemos o prazer de estar no Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres e no Colégio Novo da Maia, duas realidades bem diferentes, com desafios muito próprios, como qualquer instituição de educação que se preze 🙂
Trabalhámos com professores e assistentes operacionais temas tão diversos como a prevenção e a gestão de conflitos e o mindset de crescimento! E foi para treinar um mindset de crescimento que professores jogaram com o recurso que se vê na foto!
Despedimo-nos com um sentido de realização e gratidão por lançarmos mais umas sementes para uma educação melhor!
E agora que entramos em Agosto…
Estas férias quando estiver numa longa viagem, a fazer a digestão antes de voltar ao mar, na toalha a trabalhar para o bronze ou simplesmente a relaxar experimente carregar no play do telemóvel, para as suas crianças ouvirem o Teatro Sonoro: As Aventuras do Pirata Osório.
Ao ouvir este teatro sonoro, a sua criança será transportada para um imaginário de aventuras, cenas de ação e humor, aprendizagem e muita amizade.
Pensada especialmente para crianças entre os 5 e os 11 anos, elas encontrarão nesta peça de Teatro Sonoro inspiração, aprendizagens e estratégias valiosas para enfrentar desafios, cultivando um mindset de crescimento.
O Pirata Osório embarca numa emocionante jornada em busca de um tesouro deixado pelo avô, acompanhado pelos seus fiéis amigos, Pregui e Gagaí. Com metade de um mapa cheio de rabiscos e um navio sem robustez, eles preparam-se para dias cheios de aventura, desafios e uma boa dose de loucura!
Mas esta peça de teatro sonoro vai muito além de uma simples busca pelo tesouro. Composta por 8 episódios envolventes, ela traz uma mensagem inspiradora e fundamental para o crescimento das crianças: para aprender, é preciso confiar, ter calma, praticar, encontrar boas estratégias e aprender com os erros.
Como surgiu esta história?
A Kalpna escreveu estes episódios (guiões) inspirada pelo processo de aprendizagem dos seus filhos Daniel e do Miguel (hoje com 11 e 8 anos, respetivamente). A experiência dela não é diferente da de muitos outros pais e mães, que querem muito que os filhos desenvolvam uma autoconfiança forte, sejam resilientes, dêem o seu melhor e sobretudo se divirtam com cada momento das suas aprendizagens.
Kalpna partilha na primeira pessoa:
“Mamã, conta mais uma….só mais uma…vá lá, Mamã!” A todas as mães, pais e educadores que ouviram este pedido vezes sem conta e não resistiram a contar mais uma história… Estamos juntos!
Habitualmente, depois de um dia de trabalho, vinha um momento mágico de criatividade improvisada com dramatização à mistura. Eu contava uma história inspirada no processo de aprendizagem das minhas próprias crianças. Os meus filhos passavam o dia em descobertas constantes, na ânsia de saciar a curiosidade. Esta aprendizagem tão natural nos mais novos, movida por uma vontade só deles, fascinava-me! Eu deliciava-me com as suas bravas tentativas, enquanto fazia um esforço para não dizer, demasiadas vezes: “vais cair… olha que te magoas… tem cuidado.” As suas experimentações descoordenadas, a surpresa que vinha a seguir ao erro, novas tentativas e, depois, uma birra para colorir o fracasso! Um abracinho acompanhado de um “pronto, deita tudo cá para fora… já passou… ah, sabe tão bem, soltar a frustração… ”. E lá continuávamos.
Foi assim que nasceu o Pirata Osório. Apropriou-se desta aprendizagem curiosa para fazer as suas próprias descobertas, agarrou-se às palavras e expressões inventadas, que os meus filhos enchiam de significado, para dar nome ao seu papagaio e a tantos outros. Nas histórias improvisadas o Piratinha contou as suas muitas tentativas, deu o seu melhor, não desistiu e acreditou sempre! Também aprendeu a ficar frustrado e a libertar uma dramática birra, que fazia soltar muitas gargalhadas. Um ganhar de consciência sobre a aprendizagem! Esse poder que todo o ser humano possui naturalmente.
O Pirata Osório e as suas aventuras foram crescendo com os meus filhos, enriquecidas com vivências e amigos. Mas já não as conto depois de um dia de trabalho! Agora, partilho com todos os que as queiram ouvir, divertir-se e aprender!
Onde posso saber mais?
O Teatro Sonoro é constituído por 8 episódios representados, que concretizam o Mindset de Crescimento!
Boas Aventuras!