“A gratidão é não apenas a melhor das virtudes, mas a mãe de todas as outras.” Cícero
- A importância da gratidão no nosso bem-estar
Há dias mundiais para uma série de acontecimentos ou assuntos relevantes e muitos deles passam-nos ao lado. Mas hoje, 21 de setembro, para além de ser a despedida do Verão no hemisfério norte, é Dia Mundial da Gratidão e Dia Internacional da Paz. Não será, certamente, uma coincidência a comemoração destes dois valores na mesma data. Paz e Gratidão alimentam-se mutuamente: sentir gratidão traz paz interior e viver em paz é uma bênção!
A gratidão tem sido um tema investigado pela Psicologia Positiva. Estudos apontam para uma relação positiva entre gratidão, bem-estar subjetivo e relações interpessoais de qualidade (Emmons et al., 2001)[1]. Alguns exercícios de gratidão, realizados no âmbito da psicoterapia, tornaram-se conhecidos e deram origem até a práticas recomendadas por áreas que trabalham o desenvolvimento pessoal, como o coaching. Certamente já terá ouvido falar no “Diário da gratidão” e na “Carta de gratidão”. Estes exercícios são inspirados nas Três Bençãos – Three Blessings (Seligman, 2012)[2] – e nas Cartas de Gratidão(Emmons, 2009)[3]. O primeiro trata-se de um registo diário de três momentos positivos com os quais os indivíduos se sentem gratos e o segundo é a escrita de uma carta na qual se demonstra gratidão por situações ou eventos experienciados.
A gratidão é ainda uma das nossas 24 forças de caráter (Peterson & Seligman, 2004)[4] e pertence à virtude da Transcendência, grupo de forças que nos conectam com um universo vasto e dão sentido à vida. Sendo este um dos temas mais apreciado por nós e onde assenta grande parte do nosso trabalho junto de professores, crianças e jovens, queremos hoje, Dia Mundial da Gratidão, expressar a nossa gratidão por todos os que fizeram e continuam a fazer a diferença no nosso percurso. Afinal, é isso que nos ensina a máxima “Walk the talk!”
![](https://semearvalores.files.wordpress.com/2020/09/img_20170224_122122.jpg)
2. Carta de Gratidão
Embora sejamos uma cooperativa ainda muito jovem (apenas 16 meses), tivemos um período de gestação longo, no qual muitas pessoas estiveram presentes (algumas ainda estão) e ajudaram-nos a chegar até aqui. Assim, a lista de pessoas e entidades a quem dirigimos esta CARTA DE GRATIDÃO é grande e cada uma sabe bem que se trata de um sentimento genuíno. É também uma forma de revisitar o passado e relembrar a nossa história.
Em primeiro lugar, e porque cronologicamente assim deve ser, o nosso agradecimento vai para o Colégio Europa, em Cascais, onde tudo começou! Foi o berço que recebeu este bebé a dar os primeiros passos. Obrigada pela confiança e acolhimento que permitiu aprender, ensinar e crescer.
Em seguida, queremos agradecer ao Professor Filipe Santos, da Universidade Católica, a presença em 2016, no ISCSP, para a apresentação pública da primeira versão do projeto. Depois disso, pudemos contar com os seus preciosos conselhos e apoio nas várias fases do nosso crescimento. À Graciete Santos, sua mulher (e nossa amiga), obrigada por teres feito parte da nossa equipa inicial, trazendo entusiasmo e muita beleza aos primeiros materiais que fizemos para os alunos do Colégio Europa.
Ao Instituto de Empreendedorismo Social (IES), o nosso obrigada pela resposta positiva e certeira ao nosso pedido de mentoria. Ao mentor que a “sorte” nos trouxe em 2017, Rogério Cansado, o nosso gigante agradecimento por tudo o que aprendemos com ele, pelos desafios e orientações que nos conduziram até ao presente. Foi uma mentoria que se transformou em amizade e assim há-de continuar. Importa também agradecer aos seus familiares, Miguel e João Cansado, pelo apoio e disponibilidade que somaram a esta relação feliz.
À Professora Teresa Freire, da Universidade do Minho, agradecemos a disponibilidade para nos receber e aconselhar nos primeiros passos desta estrada. As idas a Braga valeram a pena para afinar a “nossa pauta musical”.
Obrigada à Maria José Marques, a primeira pessoa que, em 2017, nos recebeu amavelmente dentro da Câmara Municipal de Cascais, não conhecendo nada sobre nós, nem sobre o assunto que lhe trazíamos. Através dela, várias pontes se fizeram para chegar a outras pessoas.
Agradecemos ainda ao Centro de Formação de Cascais que proporcionou, em articulação com a CMC, a nossa primeira formação para professores no fim de 2017. Até hoje continua a ser um parceiro presente e importante no nosso trabalho.
Obrigada a todos os professores e coordenadores de 1º ciclo que entrevistámos, no início de 2018, para apurar a principal dificuldade sentida junto das crianças entre os 6 e os 10 anos. Foi a partir das suas respostas que conseguimos identificar e compreender melhor o problema social a que queríamos responder.
Voltando à Câmara Municipal de Cascais, o nosso agradecimento ao Vereador Frederico Almeida, Dra. Ana Gil e equipa que sempre, de forma gentil e pronta, nos receberam, escutaram e apoiaram. O nosso muito obrigada também aos Vereadores Isabel Guerra e João Henriques pela generosidade, confiança e grande apoio ao nosso trabalho.
Obrigada ao AE de Alcabideche que, em 2018/2019, nos acolheu para o primeiro projeto-piloto. À EB Malangatana e EB Bruno Nascimento onde decorreu a sua implementação e à EB Alto da Peça e EB Margarida Rodrigues que se disponibilizaram para grupo de comparação, agradecemos toda a confiança, aprendizagens e imensa dedicação naquela fase tão sensível e importante de quem está a implementar algo pela primeira vez.
Um agradecimento sentido também à nossa incubadora, a associação “A Vida Ama-me”, que nos recebeu quando ainda éramos apenas duas pessoas com um projeto nas mãos. É agora também parceira noutro projeto que desenvolvemos juntos.
No fim de 2018 lançámos através da PPL a nossa primeira campanha de crowdfunding com muito sucesso. Para que ela corresse bem, foram precisos cerca de 100 apoiantes, alguns deles anónimos, que se interessaram pelo nosso sonho e o ajudaram a concretizar-se. A todos eles, muito obrigada pela confiança e interesse!
E, por falar em crowdfunding, queremos agradecer também à Rita Correia, a nossa ilustradora favorita, por todos os desenhos que já fez para nós e por todo o amor e beleza que pôs neles (e tem mais em mãos!)
Foi em Maio de 2019 que nascemos com forma jurídica e, para que isso acontecesse e corresse bem, contámos com o grande apoio do Dr. João Teixeira e Dra. Cátia Cohen, da CASES. Por nos aconselharem sempre com tanta prontidão e eficiência, o nosso obrigada também!
À Graça Perry, amiga e contabilista, que veio logo a seguir a este passo oficial, obrigada pela generosidade e paciência! Sem ti, andaríamos a naufragar nos papéis e questões tributárias (e hoje é também do Dia dos Contabilistas!).
Foi na mesma altura que contactámos a DNA Cascais, em busca de uma sede, e fomos tão bem recebidas que ficámos por lá. Obrigada pelo espaço tão bom e pelas condições tão favoráveis a quem está a começar.
Chegados a setembro de 2019, novas portas se abriram ao integrarmos uma Academia Gulbenkian do Conhecimento. Obrigada à Fundação Calouste Gulbenkian pela oportunidade e apoio financeiro, à Equipa de monitorização e avaliação, em especial à Carla Colaço, pelo tanto que nos ensinam, ao AE Ibn Mucana onde o projeto Semear Valores On-air decorre, em especial aos professores que abriram portas, coordenaram, confiaram e trabalharam dedicadamente no ano letivo passado e seus alunos, as vozes jovens da Mega Ibn Radio. Obrigada também à DONE Comunicação, nossa parceira neste projeto, pelo empenho e beleza dedicados a esta rádio tão especial. E, para finalizar este parágrafo, queremos agradecer à Dra. Marta Mosca e Escola de S. João do Estoril por se terem disponibilizado para grupo de comparação, tarefa de grande importância e generosidade.
Obrigada à professora Cidalina Carvalheiro pelos conselhos literários e revisão do próximo recurso pedagógico a lançar (fiquem atentos às novidades!).
Um agradecimento muito grande também à Susana Vitorino, que começou por ser uma das 100 apoiantes da campanha e hoje é uma Amiga! Obrigada Susana por fazeres parte da equipa, sempre que te podemos chamar, e por toda a alma, dons e beleza que pões no que fazes!
Queremos agradecer à Pressley Ridge e à Inês Murteira pelo desafio do 1º Bootcamp para crianças e jovens, em pleno agosto passado. Obrigada, Inês, pela tua entrega e alegria!
Quase a terminar, queremos agradecer às professoras Isabel Nunes, Graça Relvas, Patrícia Lourenço, Susana Conde, Paula Aguiar e Patrícia Morais por terem aceitado o convite de levarem para as suas turmas o nosso “Crescer em Força(s)”, piloto deste ano 2020/2021. Muito obrigada pela vossa motivação, entusiasmo e coragem! E obrigada também aos vossos coordenadores que facilitaram o processo!
Resta agradecer a todos (e já são muitos!) os que estiveram nos nossos workshops e formações, desde 2017 até agora, e com quem foi um enorme gosto partilhar conhecimentos. Obrigada pelo vosso interesse, por passarem palavra aos amigos e colegas e, acima de tudo, por aplicarem nos vossos contextos aquilo que levam destas experiências.
Por último, e não menos importante, queremos agradecer a todos os que seguem e apoiam o nosso trabalho, seja nas redes sociais ou pessoalmente, e aos que usam os recursos pedagógicos que criámos para disponibilizar ferramentas de bem-estar e potenciar momentos significativos.
Ninguém caminha só. Nós caminhamos com muitas pessoas e, por meio delas, chegamos mais longe e sonhamos mais alto!
PS: Obrigada a quem teve a paciência de ler até aqui 😉
![](https://semearvalores.files.wordpress.com/2020/09/teste-2.png)
[1] Emmons, A., McCullough, M. E., Kilpatrick, S. D., & Larson, D. B. (2001). Is gratitude a moral affect?. Psychological Bulletin, 127(2), 249-266.
[2] Seligman, M. E. P. (2012). A vida que floresce. Alfragide: Estrela Polar.
[3] Emmons, R. (2009). Obrigado!. Alfragide: Estrela Polar.
[4] Peterson & Seligman. Character strengths and virtues: A handbook and classification. Oxford: Oxford University Press.