Agradecer, no dia mundial da Gratidão

“A gratidão é não apenas a melhor das virtudes, mas a mãe de todas as outras.” Cícero

  1. A importância da gratidão no nosso bem-estar

Há dias mundiais para uma série de acontecimentos ou assuntos relevantes e muitos deles passam-nos ao lado. Mas hoje, 21 de setembro, para além de ser a despedida do Verão no hemisfério norte, é Dia Mundial da Gratidão e Dia Internacional da Paz. Não será, certamente, uma coincidência a comemoração destes dois valores na mesma data. Paz e Gratidão alimentam-se mutuamente: sentir gratidão traz paz interior e viver em paz é uma bênção!

A gratidão tem sido um tema investigado pela Psicologia Positiva. Estudos apontam para uma relação positiva entre gratidão, bem-estar subjetivo e relações interpessoais de qualidade (Emmons et al., 2001)[1]. Alguns exercícios de gratidão, realizados no âmbito da psicoterapia, tornaram-se conhecidos e deram origem até a práticas recomendadas por áreas que trabalham o desenvolvimento pessoal, como o coaching. Certamente já terá ouvido falar no “Diário da gratidão” e na “Carta de gratidão”. Estes exercícios são inspirados nas Três Bençãos – Three Blessings (Seligman, 2012)[2]  – e nas Cartas de Gratidão(Emmons, 2009)[3]. O primeiro trata-se de um registo diário de três momentos positivos com os quais os indivíduos se sentem gratos e o segundo é a escrita de uma carta na qual se demonstra gratidão por situações ou eventos experienciados.

A gratidão é ainda uma das nossas 24 forças de caráter (Peterson & Seligman, 2004)[4] e pertence à virtude da Transcendência, grupo de forças que nos conectam com um universo vasto e dão sentido à vida. Sendo este um dos temas mais apreciado por nós e onde assenta grande parte do nosso trabalho junto de professores, crianças e jovens, queremos hoje, Dia Mundial da Gratidão, expressar a nossa gratidão por todos os que fizeram e continuam a fazer a diferença no nosso percurso. Afinal, é isso que nos ensina a máxima “Walk the talk!”

2. Carta de Gratidão

Embora sejamos uma cooperativa ainda muito jovem (apenas 16 meses), tivemos um período de gestação longo, no qual muitas pessoas estiveram presentes (algumas ainda estão) e ajudaram-nos a chegar até aqui. Assim, a lista de pessoas e entidades a quem dirigimos esta CARTA DE GRATIDÃO é grande e cada uma sabe bem que se trata de um sentimento genuíno. É também uma forma de revisitar o passado e relembrar a nossa história.

Em primeiro lugar, e porque cronologicamente assim deve ser, o nosso agradecimento vai para o Colégio Europa, em Cascais, onde tudo começou! Foi o berço que recebeu este bebé a dar os primeiros passos. Obrigada pela confiança e acolhimento que permitiu aprender, ensinar e crescer.

Em seguida, queremos agradecer ao Professor Filipe Santos, da Universidade Católica, a presença em 2016, no ISCSP, para a apresentação pública da primeira versão do projeto. Depois disso, pudemos contar com os seus preciosos conselhos e apoio nas várias fases do nosso crescimento. À Graciete Santos, sua mulher (e nossa amiga), obrigada por teres feito parte da nossa equipa inicial, trazendo entusiasmo e muita beleza aos primeiros materiais que fizemos para os alunos do Colégio Europa.

Ao Instituto de Empreendedorismo Social (IES), o nosso obrigada pela resposta positiva e certeira ao nosso pedido de mentoria. Ao mentor que a “sorte” nos trouxe em 2017, Rogério Cansado, o nosso gigante agradecimento por tudo o que aprendemos com ele, pelos desafios e orientações que nos conduziram até ao presente. Foi uma mentoria que se transformou em amizade e assim há-de continuar. Importa também agradecer aos seus familiares, Miguel e João Cansado, pelo apoio e disponibilidade que somaram a esta relação feliz.

À Professora Teresa Freire, da Universidade do Minho, agradecemos a disponibilidade para nos receber e aconselhar nos primeiros passos desta estrada. As idas a Braga valeram a pena para afinar a “nossa pauta musical”.

Obrigada à Maria José Marques, a primeira pessoa que, em 2017, nos recebeu amavelmente dentro da Câmara Municipal de Cascais, não conhecendo nada sobre nós, nem sobre o assunto que lhe trazíamos. Através dela, várias pontes se fizeram para chegar a outras pessoas.

Agradecemos ainda ao Centro de Formação de Cascais que proporcionou, em articulação com a CMC, a nossa primeira formação para professores no fim de 2017. Até hoje continua a ser um parceiro presente e importante no nosso trabalho.

Obrigada a todos os professores e coordenadores de 1º ciclo que entrevistámos, no início de 2018, para apurar a principal dificuldade sentida junto das crianças entre os 6 e os 10 anos. Foi a partir das suas respostas que conseguimos identificar e compreender melhor o problema social a que queríamos responder.

Voltando à Câmara Municipal de Cascais, o nosso agradecimento ao Vereador Frederico Almeida, Dra. Ana Gil e equipa que sempre, de forma gentil e pronta, nos receberam, escutaram e apoiaram. O nosso muito obrigada também aos Vereadores Isabel Guerra e João Henriques pela generosidade, confiança e grande apoio ao nosso trabalho.

Obrigada ao AE de Alcabideche que, em 2018/2019, nos acolheu para o primeiro projeto-piloto. À EB Malangatana e EB Bruno Nascimento onde decorreu a sua implementação e à EB Alto da Peça e EB Margarida Rodrigues que se disponibilizaram para grupo de comparação, agradecemos toda a confiança, aprendizagens e imensa dedicação naquela fase tão sensível e importante de quem está a implementar algo pela primeira vez.

Um agradecimento sentido também à nossa incubadora, a associação “A Vida Ama-me”, que nos recebeu quando ainda éramos apenas duas pessoas com um projeto nas mãos. É agora também parceira noutro projeto que desenvolvemos juntos.

No fim de 2018 lançámos através da PPL a nossa primeira campanha de crowdfunding com muito sucesso. Para que ela corresse bem, foram precisos cerca de 100 apoiantes, alguns deles anónimos, que se interessaram pelo nosso sonho e o ajudaram a concretizar-se. A todos eles, muito obrigada pela confiança e interesse!

E, por falar em crowdfunding, queremos agradecer também à Rita Correia, a nossa ilustradora favorita, por todos os desenhos que já fez para nós e por todo o amor e beleza que pôs neles (e tem mais em mãos!)

Foi em Maio de 2019 que nascemos com forma jurídica e, para que isso acontecesse e corresse bem, contámos com o grande apoio do Dr. João Teixeira e Dra. Cátia Cohen, da CASES. Por nos aconselharem sempre com tanta prontidão e eficiência, o nosso obrigada também!

À Graça Perry, amiga e contabilista, que veio logo a seguir a este passo oficial, obrigada pela generosidade e paciência! Sem ti, andaríamos a naufragar nos papéis e questões tributárias (e hoje é também do Dia dos Contabilistas!).

Foi na mesma altura que contactámos a DNA Cascais, em busca de uma sede, e fomos tão bem recebidas que ficámos por lá. Obrigada pelo espaço tão bom e pelas condições tão favoráveis a quem está a começar.

Chegados a setembro de 2019, novas portas se abriram ao integrarmos uma Academia Gulbenkian do Conhecimento. Obrigada à Fundação Calouste Gulbenkian pela oportunidade e apoio financeiro, à Equipa de monitorização e avaliação, em especial à Carla Colaço, pelo tanto que nos ensinam, ao AE Ibn Mucana onde o projeto Semear Valores On-air decorre, em especial aos professores que abriram portas, coordenaram, confiaram e trabalharam dedicadamente no ano letivo passado e seus alunos, as vozes jovens da Mega Ibn Radio. Obrigada também à DONE Comunicação, nossa parceira neste projeto, pelo empenho e beleza dedicados a esta rádio tão especial. E, para finalizar este parágrafo, queremos agradecer à Dra. Marta Mosca e Escola de S. João do Estoril por se terem disponibilizado para grupo de comparação, tarefa de grande importância e generosidade.

Obrigada à professora Cidalina Carvalheiro pelos conselhos literários e revisão do próximo recurso pedagógico a lançar (fiquem atentos às novidades!).

Um agradecimento muito grande também à Susana Vitorino, que começou por ser uma das 100 apoiantes da campanha e hoje é uma Amiga! Obrigada Susana por fazeres parte da equipa, sempre que te podemos chamar, e por toda a alma, dons e beleza que pões no que fazes!

Queremos agradecer à Pressley Ridge e à Inês Murteira pelo desafio do 1º Bootcamp para crianças e jovens, em pleno agosto passado. Obrigada, Inês, pela tua entrega e alegria!

Quase a terminar, queremos agradecer às professoras Isabel Nunes, Graça Relvas, Patrícia Lourenço, Susana Conde, Paula Aguiar Patrícia Morais por terem aceitado o convite de levarem para as suas turmas o nosso “Crescer em Força(s)”, piloto deste ano 2020/2021. Muito obrigada pela vossa motivação, entusiasmo e coragem! E obrigada também aos vossos coordenadores que facilitaram o processo!

Resta agradecer a todos (e já são muitos!) os que estiveram nos nossos workshops e formações, desde 2017 até agora, e com quem foi um enorme gosto partilhar conhecimentos. Obrigada pelo vosso interesse, por passarem palavra aos amigos e colegas e, acima de tudo, por aplicarem nos vossos contextos aquilo que levam destas experiências.

Por último, e não menos importante, queremos agradecer a todos os que seguem e apoiam o nosso trabalho, seja nas redes sociais ou pessoalmente, e aos que usam os recursos pedagógicos que criámos para disponibilizar ferramentas de bem-estar e potenciar momentos significativos.

Ninguém caminha só. Nós caminhamos com muitas pessoas e, por meio delas, chegamos mais longe e sonhamos mais alto!

PS: Obrigada a quem teve a paciência de ler até aqui 😉


[1] Emmons, A., McCullough, M. E., Kilpatrick, S. D., & Larson, D. B. (2001). Is gratitude a moral affect?. Psychological Bulletin, 127(2), 249-266.

[2] Seligman, M. E. P. (2012). A vida que floresce. Alfragide: Estrela Polar.

[3] Emmons, R. (2009). Obrigado!. Alfragide: Estrela Polar.

[4] Peterson & Seligman. Character strengths and virtues: A handbook and classification. Oxford: Oxford University Press.

Compartilhe

Mais postagens

Crianças respondem ao Yuki

Fevereiro 2024

Querem conhecer algumas cartas que o Yuki recebeu de crianças? Deliciosas!
O “Yuki na Caravana” está em movimento! Saiba como fazê-la chegar à sua escola!
Venha descobrir o novo curso sobre inclusão e a nossa consultoria TEIP!

Janeiro 2024

Está preparado/a para fazer novas resoluções? Preparámos umas perguntas para o/a ajudar!
Saiba como pode prevenir o bullying através do novo formato do “Yuki na Caravana”!
Aproveite os descontos que temos para si, até 20 de Janeiro!

Dezembro 2023

Este Dezembro partilhamos uma entrevista além-mar com Educar para a Vida Plena, trazemos uma oferta para as famílias e ainda uma surpresa para as crianças que já conhecem o Yuki, o robô com coração!