Semear Valores em tempos de Pandemia

É possível semear valores em tempos de pandemia? Refletindo sobre a experiência deste ano letivo que findou, acreditamos que sim.  E não só é possível, como muito necessário.

A pandemia e as suas consequências trouxeram dificuldades à concretização da nossa missão, mas também nos trouxe questionamento, partilha, alternativas e, sobretudo, tornou-nos mais conscientes do nosso caminho.

A melhor imagem que traduz o efeito que a pandemia está a ter em muitas pessoas é a de nos olharmos ao espelho e tomarmos consciência da nossa individualidade e da nossa humanidade (o que temos em comum com os outros seres humanos). Sem futebol, sem concertos, com menos estímulos que nos ajudam a divertir, descontrair e muitas vezes a distrair de nós mesmos, deparamo-nos mais vezes connosco próprios.

E não é fácil olharmo-nos no espelho e suster o olhar que nos é devolvido. Surgem uma série de perguntas:

  • Será que estamos a praticar de uma forma consciente e consistente os valores que procuramos semear? O que podemos melhorar?
  • O que é que cada uma de nós (cooperadoras) contribui para a missão da Semear Valores e como é que através dela realizamos o nosso propósito individual?
  • Como é que podemos reforçar a nossa ação, nesta nova era de comunicação e união, e contribuir para a nossa sustentabilidade e bem-estar e para a sustentabilidade do planeta?

Por outro lado, tem sido gratificante perceber que o nosso propósito, o de promover o bem-estar e a cidadania junto de crianças e jovens, está tão alinhado com as necessidades que se colocam atualmente perante nós e com as possibilidades que surgem.
Na área da educação, por exemplo, tem aumentado a importância da aprendizagem socioemocional e têm surgido diversas oportunidades para desenvolver este tipo de trabalho junto de crianças e jovens. Isto deixa-nos muito otimistas e, na verdade, a sociedade já está a colher alguns frutos deste investimento.

Jovens que falam sobre forças aos 4 ventos

Um exemplo deste tipo de investimento é o programa Academias Gulbenkian do Conhecimento. Este programa financia muitos projetos em todo o país, que promovem 7 competências-chave junto de crianças e jovens. São elas a adaptabilidade, a comunicação, a resiliência, o pensamento criativo e o pensamento crítico, a autorregulação e a resolução de problemas.

Tivemos a oportunidade de iniciar a Academia Semear Valores On-air no ano letivo passado, em parceria com a Associação a Vida Ama-me e com a DONE!Comunicação, no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, em Alcabideche. Neste primeiro ano, a academia transformou perto de 100 alunos em porta-vozes de valores e impulsionadores do desenvolvimento do caráter, comunicando através da MEGAIbn rádio (clique no nome para a ouvir ou procure pela app da google!).

Permitiu-nos ainda cruzar o caminho com o de muitas outras pessoas – professores, empreendedores, mecenas – com o mesmo interesse que nós em proporcionar experiências significativas de aprendizagem para os mais jovens se prepararem para um mundo em mudança (e tanto sentido faz esta palavra no momento em que vivemos!).

Novos frutos, embaixadores e parceiros

A sementeira 2019-2020 caracterizou-se por explorar, aprofundar e disseminar o nosso tema-mãe – Virtudes e Forças de Caráter! A partir dele desenvolvemos ações de formação e workshops para professores, psicólogos e outros profissionais; desenhámos e iniciámos a academia Semear Valores On-air e dois Bootcamps (um para crianças e outro para jovens) e finalmente, criámos novos recursos: as medalhas Crescer em Força(s) e outros dois, disponíveis gratuitamente no nosso site.

Também foi muito bonito ver o trabalho criativo e entusiasta de outras pessoas sobre forças de caráter: formandos que as colocaram ao serviço dos seus alunos, presencialmente e à distância, e profissionais que colaboraram connosco mais diretamente, que absorveram e partilharam este conhecimento, através das suas artes e dons: rádio, dinâmicas grupais, meditação, movimento corporal, etc., transformando-o em algo verdadeiramente único!

Entretanto, começámos a trabalhar outro tema da Psicologia/ Educação Positiva junto de professores e alunos: a atitude mental de crescimento. Já ouviram falar? Brevemente, desvendaremos mais sobre este assunto 

Forças em ação e trevos de 4 folhas

Para descrever o ano que findou, cada cooperadora escolheu uma força de caráter. Ei-las:

  • Trabalho em equipa, por todas as pessoas e parcerias que iniciámos e com as quais planeámos, trabalhámos e persistimos para o mesmo fim: o bem-estar e desenvolvimento de crianças e jovens (Patrícia);
  • Criatividade, por tudo o que foi criado, abrindo caminhos novos. Nesta caravela, que andou por “mares nunca dantes navegados”, estivemos sempre acompanhadas também pela voz da coragem, o farol da persistência e a estrela da esperança (Mafalda);
  • Gratidão pelos imensos momentos de conexão humana. Em tempos incertos e desconhecidos ganhámos uma consciência diferente das relações humanas e fomos explorando formas de nos tornarmos mais fortes e próximas (Kalpna).

O percurso da Semear Valores é ainda pequeno, mas tem a energia de um trevo de 4 folhas. Um feliz acaso juntou estas três cooperadoras, cuja relação se vai estreitando e, enquanto isso, com os dons de cada uma, vamos disseminando e cultivando sementes de bem-estar em solos férteis. E por isso, sentimo-nos muito gratas!

………………………………………………….

Acompanhe-nos nesta viagem através das redes sociais FB, Insta ou LinkedIn.

Compartilhe

Mais postagens

Crianças respondem ao Yuki

Fevereiro 2024

Querem conhecer algumas cartas que o Yuki recebeu de crianças? Deliciosas!
O “Yuki na Caravana” está em movimento! Saiba como fazê-la chegar à sua escola!
Venha descobrir o novo curso sobre inclusão e a nossa consultoria TEIP!

Janeiro 2024

Está preparado/a para fazer novas resoluções? Preparámos umas perguntas para o/a ajudar!
Saiba como pode prevenir o bullying através do novo formato do “Yuki na Caravana”!
Aproveite os descontos que temos para si, até 20 de Janeiro!

Dezembro 2023

Este Dezembro partilhamos uma entrevista além-mar com Educar para a Vida Plena, trazemos uma oferta para as famílias e ainda uma surpresa para as crianças que já conhecem o Yuki, o robô com coração!