Fevereiro: Para as Famílias

“Tudo requer tempo. (…) Na maioria das vezes, os resultados da ação de uma mãe ou de um pai só se encontram aptos para avaliação muitos anos após ter acontecido um enorme esforço de investimento pessoal e familiar, cujo retorno está longe de ser visível no início.”

Pedro Strecht, em “Pais sem pressa.”

Esta newsletter é especialmente dedicada às famílias!

Com o intuito de usufruir de tempo efetivo com os seus filhos (livre de telemóveis e outras interferências) e juntos, celebrarem momentos que ficarão na memória, preparámos um atelier carnavalesco para famílias!

Também formámos uma parceria com a “Academia de Mães” que nos deixa muito entusiasmadas com a possibilidade de chegar a mais mães com os temas que temos vindo a explorar no âmbito da educação positiva!

Se é mãe ou pai de uma criança com dislexia, então não deixe de ler um artigo sobre esta temática, escrito em conjunto com o Dr. Filipe Fernandes e aproveite para conhecer um curso online sobre este tema.

Mas se trabalha na área da educação, saiba como correu a nossa formação mais recente e o que esperar brevemente. Vai surpreender-se com o lançamento de um novo curso na área de coaching para líderes escolares e outros profissionais de educação. Há muito por onde escolher! Invista no seu desenvolvimento!

Atelier para Famílias: Seme’Arte no Carnaval

Este mês virá o Carnaval e com ele muitas brincadeiras e surpresas. Vamos celebrar o Carnaval misturando Forças de Caráter e Arte, numa sessão lúdica para pais (ou um adulto de referência) e a criança que acompanha!   Venham fazer a vossa máscara de carnaval connosco. Vamos usar a criatividade de cada um para estimular a expressão pessoal através da arte, aliada ao fortalecimento das forças de caráter.

Na dinamização deste workshop, a Semear Valores vai contar com a ajuda da Flávia Puyau – coach infanto-juvenil da APCIJ (Ass. Port. Coaching Infanto-juvenil), fotógrafa e arte-educadora do projeto Arte Ação Portugal, e do Hélio Rodrigues – artista plástico, arte-educador e coordenador do projeto Arte Ação Brasil e Portugal.

O atelier “Seme’Arte no Carnaval” terá lugar no dia 19 de Fevereiro na sede da Semear Valores em Cascais! Inscreva-se já e aproveite para fazer a sua fantasia de Carnaval e da criança que acompanha. Veja este vídeo, onde a Flávia nos conta o que pode esperar do atelier Seme’Arte no Carnaval! Inscreva-se aqui!

Workshop Crescer em Forças

No dia 15 de Janeiro realizou-se a 1ª edição deste ano, do workshop Crescer em Forças, no qual participaram 19 profissionais de educação. Entre professores, educadores, psicólogos, técnicos comunitários e assistentes sociais. Nós achámos que correu muito bem! Conheça também algumas opiniões de quem participou:

“Foi uma formação breve cheia de Valor(es)! Muito bem desenhada, com base num modelo teórico sólido e na prática continuada com crianças e jovens. É muito relevante para reorientar o olhar para o melhor de nós mesmos e do outro. Com imensas sugestões de como treinar e celebrar esse olhar todos os dias na nossa prática profissional e na vida. Excelente!” – Ana Duarte

“Para mim, a participação nesta formação foi muito interessante e motivadora. Gostei de toda a apresentação teórica e das diversas formas como os valores são trabalhados na prática. As formadoras são excelentes comunicadoras e espelham paixão pelo que fazem. Aconselho esta formação a todos os profissionais que acreditam na Educação Positiva e na necessidade urgente de “semear valores”. Adorei!” – Sandra Oliveira

A próxima edição será em Julho. Garanta a sua vaga e inscreva-se através do nosso site. Se não quiser esperar até lá, espreite o curso 6_Virtudes para Educar Crianças Felizes na Hotmart, e desfrute ao seu ritmo!

Mindset de Crescimento com a “Academia de Mães”

A Academia de Mães, pela mão da Fátima Gouveia e Silva, abordou-nos para fazermos parte também do seu nobre projeto dedicado à parentalidade consciente. Vamos, para já, disponibilizar formação sobre um tema que é do interesse de todos os educadores: Mindset de Crescimento (Growth Mindset). Se ainda não conhece a Academia de Mães, está na hora de o fazer.

Os conteúdos que disponibiliza são muito ricos e variados e têm como propósito ajudar mães a sentirem-se mais serenas e confiantes e a educarem crianças mais felizes.

Na academia terá acesso a workshops avulsos ou a um pack anual com acesso ilimitado a todos os conteúdos que interessam a mães! Conheça aqui!

Artigo: “E se a Dislexia fosse um Superpoder?”

O Filipe Fernandes tem sido o nosso companheiro na jornada dedicada às crianças com dislexia. O webinar que realizamos o ano passado e que se encontra disponível na nossa loja, procurou ajudar muitas famílias e educadores. Partilhamos neste webinar, o nosso conhecimento sobre a dislexia e como trabalhar as qualidades das crianças que apresentam esta característica. Este ano vamos ter mais atividades desenvolvidas com o Filipe, que colocam os ensinamentos da Psicologia Positiva ao serviço destas crianças.

Começamos por um artigo, “E se a Dislexia fosse um Superpoder?” Neste artigo falamos sobre quais as características habituais de uma criança disléxica e porque são tão valiosas. Também deixamos sugestões sobre como os adultos à sua volta podem potenciar esse valor. O Filipe, assim como nós, entende que esta partilha de conhecimentos é fundamental para que os adultos possam contribuir para o maior bem-estar das crianças com dislexia. Sentimos ainda que o potencial destas crianças e a sua contribuição única desempenha um papel importante na nossa sociedade.

Coaching para a Resiliência e Bem-estar para profissionais de educação

Depois de muitas pesquisas, conversas e discussões à volta do tema, chegou a hora! Em parceria com a Joana Inácio, a Semear Valores vai lançar a primeira formação sobre o tema do Coaching para profissionais de Educação.

Já se sentiu assoberbado/a com as exigências e dinâmica do contexto escolar? Já se sentiu desgastado e exausto/a sem conseguir trabalhar com a sua equipa e sobretudo com os seus alunos? Pois então, este curso enquadra-se num contexto em que o corpo docente, enfrenta desafios cada vez maiores no que respeita à gestão das mudanças, à diversidade de alunos e pais, à gestão de parcerias e à implementação de um projeto educativo inovador. É neste ambiente que a capacidade destes profissionais, para identificar e utilizar eficazmente recursos internos e para manter o foco na visão e objetivos estratégicos, em momentos adversos e de pressão, são fatores essenciais e necessários.

Venha aumentar o seu autoconhecimento, ganhar maior consciência das suas potencialidades e como usá-las para fazer face às pressões do ecossistema escolar.

A primeira edição desta inovadora ação para profissionais de educação tem a duração de 12 horas, decorre aos sábados de manhã das 9.30h às 13.30, nos dias 02, 09 e 30 de Abril, em formato presencial. As inscrições são limitadas a 12 participantes, reserve já o seu lugar! Saiba mais aqui!

Compartilhe

Mais postagens

Crianças respondem ao Yuki

Fevereiro 2024

Querem conhecer algumas cartas que o Yuki recebeu de crianças? Deliciosas!
O “Yuki na Caravana” está em movimento! Saiba como fazê-la chegar à sua escola!
Venha descobrir o novo curso sobre inclusão e a nossa consultoria TEIP!

Janeiro 2024

Está preparado/a para fazer novas resoluções? Preparámos umas perguntas para o/a ajudar!
Saiba como pode prevenir o bullying através do novo formato do “Yuki na Caravana”!
Aproveite os descontos que temos para si, até 20 de Janeiro!

Dezembro 2023

Este Dezembro partilhamos uma entrevista além-mar com Educar para a Vida Plena, trazemos uma oferta para as famílias e ainda uma surpresa para as crianças que já conhecem o Yuki, o robô com coração!