Março 2022

Março traz sempre o cheiro da primavera, a promessa dos dias grandes e o regresso das aves. Este ano, março, para além de tudo isto, traz também o cheiro da morte, a incerteza dos dias que vêm e o regresso das sombras. Sentimos empatia por quem está a milhares de quilómetros, sem precisarmos de ter passado pelo mesmo. A generosidade salta-nos do peito e impele-nos para ajudar da forma possível. Sem sabermos o desfecho da História não baixamos os braços, porque a esperança não se apagou. Num mundo tão fustigado pela pandemia, com tanta separação, eis que esta guerra chega e nos faz ir ainda mais ao fundo. Ao fundo da sombra, mas também ao fundo da luz, onde despertamos para o pior e o melhor de nós. Talvez há muito que não estivéssemos tão famintos de paz e tão unidos em torno dos valores humanos que nos elevam e caracterizam como tal. Que possamos aproveitar para recalibrar as nossas ações, despertar a consciência de quem somos e transformarmo-nos em quem viemos para ser.

Por falar em ser, Março é para nós também um mês de repensar quem somos, não tivesse sido em março, há 8 anos atrás, que esta semente pousou e se instalou na terra, cheia de força e fé para crescer! Sem deixar de vibrar na mesma missão que abraçámos no início, dar-lhe palavras novas, para a expressar, trouxe-nos um realinhamento interno e uma arrumação de ideias que nos dá rumo. Deixámos os termos “bem-estar” e “cidadania”, chapéus importantes que nos identificam, mas que são tão amplos que nos descaracterizam. Assim, e porque as palavras são mesmo poderosas, afinámos a nossa missão: contribuir para que crianças e jovens cresçam com valores, vivam o seu potencial e desfrutem da vida.

Esperamos consegui-lo!

No espaço entre nós": um projeto que combina Valores e Arte na promoção das relações intergeracionais

“No espaço entre nós” é uma experiência que, de uma forma intencional, criativa e sensível, faz a ponte entre duas faixas etárias distintas: jovens do ensino secundário do Agrupamento de Escolas Azevedo Neves e seniores que frequentam o centro de dia da Associação Unitária de Reformados, pensionistas e idosos da Damaia (AURPID).

No âmbito do projeto “VôCrescer – uniões que não envelhecem”, a Associação Pressley Ridge convidou a Semear Valores a criar uma resposta original que fizesse a ponte entre estas duas gerações, que se vão cruzando cada vez menos na sociedade atual.

Flávia Puyau, arte-educadora, leva a cada um dos grupos – 3 turmas e um grupo sénior – propostas artísticas com foco na expressão livre e pessoal, através da lente das forças de caráter.

Em todos os grupos as propostas geraram um pouco de insegurança ao início, que logo foi dissipada com as reflexões sobre não julgamento, estética (não ser bonito nem feio) ou conceitos de certo e errado.

As forças mais presentes nas sessões com os jovens foram a curiosidade, entusiasmo, trabalho em equipa (1ª sessão), criatividade e abertura a novas ideias (2ª). Por seu lado, as sessões dos seniores pautaram-se por curiosidade, amor, empatia (1ª) e entusiasmo, coragem e abertura a novas ideias (2ª).

Agora é aguardar a riqueza da sessão intergeracional que promete ser um momento de grande aprendizagem!

Coaching para a Resiliência e Bem-estar

Quantas vezes sentiu que não tem tempo para todas as solicitações na escola? Quantas vezes quis mobilizar a sua equipa para uma ação importante e sentiu que estava sozinho/a? Quantas vezes se sentiu assoberbado com os desafios dos seus alunos, com as necessidades dos pais e as exigências da escola? Imaginamos que muitas, e por isso gostaríamos de ajudá-lo/a.

O Curso Coaching para a Resiliência e Bem-estar utiliza metodologias de Coaching para trabalhar temas típicos do contexto escolar, trazidos pelo próprio grupo de participantes. Vamos ajudá-lo/a a utilizar as suas maiores qualidades nas atividades com os alunos e, a manter o foco nos momentos de pressão, porque do seu bem-estar e resiliência depende uma aprendizagem de sucesso.

O curso é presencial e decorre nos dias 02, 09 e 30 de Abril. O early bird termina no dia 07 de Março, inscreva-se aqui e supere-se nesta missão que é a Educação.

Workshop Forças de Caráter na promoção da empregabilidade no “Fora da Caixa”

No dia 9 de Março vamos estar no encontro “Fora da Caixa: competências para o futuro”, organizado pela Rede EFE, no hotel Ramada, nas Olaias!

Se trabalha no âmbito da formação e capacitação para o emprego e procura inspiração, inscreva-se aqui (é gratuito)!

Este encontro visa proporcionar momentos de partilha e disseminação de instrumentos, metodologias, ferramentas, entre outras, através de workshops.

No nosso workshop poderá conhecer o jogo Crescer em Força(s) que descreve as 24 forças de caráter (Peterson e Seligman, 2004) e sugestões de uso e aplicação em contexto formativo e de capacitação para o emprego.

Semear Valores nas Manhãs na TV

No dia 14 de Março vamos estar no programa Manhãs na TV com Sara Pina e José Gomes, a falar sobre a Semear Valores e sobre nós: como nos juntámos, como começou, o que fazemos e próximas aventuras!

Agradecemos a toda a equipa, que nos recebeu muito bem!

O programa passa entre as 10h e as 12h, na Kuriakos TV, que transmite através de diversas operadoras MEO (181); NOS (185); NOWO (143) e VODAFONE (212).

#YukiNaCaravana - Os encontros de leitura continuam a semear valores!

A caravana não pára! Em fevereiro, os alunos da EB Quinta da Princesa, na Amora, do Park IS, em Alfragide, e do Colégio Sra Boa Nova, no Estoril, puderam conhecer a história do robô com coração, o que nos deixa muito contentes pela oportunidade de levar estas sementes a mais crianças.

Se também nos quiser receber, contacte-nos através do email semearvalores@gmail.com para saber tudo acerca desta iniciativa.

“Não consigo… AINDA” - Um novo artigo e um novo webinar sobre atitude mental de crescimento

Quais destas frases habitam mais frequentemente o seu pensamento?

“Errei!” vs. “Estou a aprender!”

“Desisto!” vs. “Vou experimentar de outra maneira!”

Parece um jogo de palavras, mas é bem mais do que isso!  É uma mudança no diálogo interno.

A pensar em si, preparámos um novo artigo sobre este tema. Descubra o que é uma atitude mental de crescimento, como se manifesta e como pode ser cultivada desde tenra idade, aqui.

Se é professor, psicólogo ou educador formal ou informal e quer promover um ambiente propício à aprendizagem, o webinar “Não consigo… AINDA”: cultivar uma atitude mental de crescimento”, vai ajudá-lo!

Após a experiência da primeira edição, no ano passado, reformulámos alguns conteúdos e atividades e criámos uma versão mais curta a um preço mais acessível.

Este webinar é uma combinação entre a teoria e a nossa prática decorrente de projetos que temos vindo a implementar e propõe atividades que podem ser dinamizadas com crianças e adolescentes para cultivar uma atitude mental que facilita as aprendizagens e o alcance do potencial de cada um.

Compartilhe

Mais postagens

Agosto 2022

Julho foi um mês de comunicação e reajustamento. Descubra o que o que fizémos!
Antes de irmos de férias, deixamos uma antevisão do curso Intervenção Psicopedagógica com Crianças e Jovens em Crise: construir Resiliência e uma sugestão para ir de férias com crianças!

Julho 2022

Conheça as novidades deste Verão!
A segunda edição do workshop Crescer em Forças está mesmo aí!
A academia Semear Valores On-air termina com muitas sementes lançadas no ar! E o Yuki, o nosso robô com coração, criou uma nova meditação!
Leia-nos!

Junho 2022

Celebrámos esta semana, o Dia da Criança! Partilhámos algumas atividades, temas e recursos para educadores nas nossas redes sociais.
Destacámos as aventuras inspiradoras d’O Pirata Osório (audiobook) e os nossos workshops “Crescer em Forças: Semear Valores na Educação”!

Subscreva a nossa newsletter

Não perca as nossas próximas atualizações