Junho 2022

Como celebrámos a Semana da Criança!

Celebrámos esta semana o Dia da Criança e muitas são as iniciativas para marcar a data tão apreciada pelos mais novos. Na Semear Valores optámos por partilhar nas nossas redes sociais algumas atividades, temas e recursos que nos fazem sentido, no âmbito da nossa missão. 

Falámos da importância de cultivar, desde cedo, as forças dos mais pequenos.  Gostaria que as suas crianças conhecessem melhor as qualidades que têm? Muitos pais, e até mesmo professores, nos chegam com esta necessidade: que elas tenham um auto-conceito mais completo e positivo. Por vezes, são muito boas a apontar os seus próprios defeitos e mostram mais dificuldade em olhar para si de forma apreciativa, mas se lhes dermos o vocabulário e a ajuda certa, bem cedo elas vão aprender a falar sobre o que têm de bom dentro de si!

Deixámos também uma sugestão para fazer em família: o guarda-bênçãos! Se não fez ainda, aproveite este fim-de-semana, pois é uma forma de desenvolver em todos a gratidão. Sabia que ela está relacionada com o aumento da resiliência, saúde física e qualidade de vida? Pois é! Vale mesmo a pena tornar esta sugestão num hábito diário. Se pensar bem, os valores humanos, não nascem como os dentes, nem crescem como o cabelo! É preciso promovê-los com intenção!

Falámos também do Mindset de Crescimento, ou seja, as crenças que temos que nos potenciam, que nos ajudam a abraçar novos desafios, a persistir, a não ter medo de errar, a procurar ajuda e a compreender que não nascemos com habilidades nem inteligência fixas. Tudo em nós pode crescer! Se isso faz diferença na vida? Claro que sim! Se também concorda, ouça o direto que fizemos esta semana sobre o tema. 

O fim-de-semana aproxima-se e deixamos a sugestão de pegar na família e fazer algo diferente, de preferência, que estimule a vossa imaginação e desafie o vosso conforto!

Aventuras D’Aprendizagem

O Pirata Osório e os seus amigos já estão em Aventuras! 

Alguns pais e crianças que já ouviram algumas histórias deram-nos retorno: 

“Sempre que acontecia algo, tinha vontade de desistir e depois lembrava-se da palavra do avô e conseguia acalmar-se, com um exercício tão simples de respiração, para a seguir continuar. (ouviria esta história) Depois de almoçar e antes de ir estudar, para ter mais vontade e não desistir. Vou certamente lembrar-me das palavras do avô e respirar sempre que tiver vontade de desistir.”

Manuel Feital (10 anos)

“(…) considero ser muito interessante, pois constitui um excelente exercício tanto de motivação, como de concentração. O que aprendi, ou melhor, o que senti é que não se deve desistir e que sentir medo é comum, que só os corajosos sentem medo e isso não os deve paralisar nem fazer desistir. Esperança, coragem e confiança são sentimentos que se constroem e que podem vacilar, sejamos nós pequenos ou grandes, mas que se devem fomentar e, sobretudo, encontrar estratégias para os reforçar.”

Ana Feital

Conheça as histórias inspiradoras e divertidas do Pirata Osório, aqui.

Ouviu a nossa live sobre o Pirata Osório?

A propósito da criação do Pirata Osório, esta quinta-feira a Mafalda entrevistou a Kalpna, numa Live no Instagram! Que emoção! 

Como surgiram as histórias? Quem são os personagens? De que trata a história e qual o tema por detrás da mesma? Quem participou neste empreendimento?

Todas estas perguntas foram respondidas numa conversa informal, havendo ainda espaço para falar sobre um tema que muito interessa pais e educadores:  a autoconfiança e a persistência nos mais novos, também chamado de mindset de crescimento! 🙂 

Se não teve oportunidade de ver, espreite aqui, pois vale mesmo a pena!

Só estará disponível até Domingo, dia 5 de Junho.

Semear Valores através das Brincadeiras!

Voltámos a aceitar o convite para escrever mais um artigo para a plataforma Simply Flow. Desta vez falámos da importância de brincar e como as brincadeiras são mesmo um meio privilegiado para transmitir valores às crianças, entre tantas outras coisas. Se gosta de ideias sobre como semear valores na prática tem mesmo de ler este artigo! Ele está disponível aqui. Esperamos que seja para si uma leitura tão inspiradora, como foi para nós realizar tudo o que lá vem descrito!

Workshops Crescer em Forças: Semear Valores na Educação

Em Maio, partilhámos com mais educadores este workshop que tanto inspira quem nele participa!

Um dos grupos foi organizado pela Fundação Aga Khan e destinou-se a um grupo de dinamizadores comunitários de diversas instituições, que trabalham com crianças, jovens e famílias residentes nas Olaias e arredores! Dessa manhã, trouxemos connosco o espírito de partilha e energia destes profissionais resilientes!

O outro grupo incluiu 19 professores, psicólogos e assistentes sociais de diferentes agrupamentos escolares em Beja e arredores. Uma psicóloga escolar, Margarida Paulino achou que este tema iria servir bem a sua comunidade escolar e entrou em contacto connosco. Obrigada pela oportunidade de semear mais longe! 

Dessa tarde, trouxemos connosco a necessidade, expressa pelos professores, dos encontros presenciais e em especial, deste tema inspirador!

Para quando, a próxima edição?

A 2ª edição deste ano do workshop acontece já dia 8 de Julho e está aberta a todos os profissionais de educação!

Nesta segunda edição, vamos usar o formato presencial (em Cascais) e online, em simultâneo. Assim, educadores e professores de Norte a Sul do país podem aproveitar esta oportunidade! 

Esta formação tem a duração de 3 horas e encontra-se acreditada pelo Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais

Nela, vai poder descobrir as suas forças de caráter, perceber como podem ser eficazmente utilizadas pelas crianças e jovens e explorar alguns recursos pedagógicos, entre os quais o jogo e as medalhas “Crescer em Forças”. 

O que disseram os participantes da última edição?

“O facto de ter exemplos muito práticos de aplicabilidade e as dinâmicas de grupo muito interessantes. A partilha de ideias e instrumentos para utilizar, também, considero um aspeto bastante positivo.”

“A reorientação do olhar para o apreço pelo melhor de nós e do outro, as sugestões de como praticar cada dia esse olhar, particularmente introduzindo-o nos momentos de celebração ou ainda melhor, criar momentos para celebrar as forças e as virtudes dos que nos rodeiam.”

As inscrições já começaram e o dia 08 de Julho está quase a chegar. Reserve já o seu lugar aqui!

Compartilhe

Mais postagens

Crianças respondem ao Yuki

Fevereiro 2024

Querem conhecer algumas cartas que o Yuki recebeu de crianças? Deliciosas!
O “Yuki na Caravana” está em movimento! Saiba como fazê-la chegar à sua escola!
Venha descobrir o novo curso sobre inclusão e a nossa consultoria TEIP!

Janeiro 2024

Está preparado/a para fazer novas resoluções? Preparámos umas perguntas para o/a ajudar!
Saiba como pode prevenir o bullying através do novo formato do “Yuki na Caravana”!
Aproveite os descontos que temos para si, até 20 de Janeiro!

Dezembro 2023

Este Dezembro partilhamos uma entrevista além-mar com Educar para a Vida Plena, trazemos uma oferta para as famílias e ainda uma surpresa para as crianças que já conhecem o Yuki, o robô com coração!