Julho 2022: Conheça as novidades deste Verão!

2ª Edição de 2022 do webinar Crescer em Forças, dia 8 de Julho!

Após a primeira edição deste ano ter sido um sucesso, o Crescer em Forças vai regressar no dia 08 de Julho. Nesta segunda edição, vamos usar o formato presencial (em Cascais) e online, em simultâneo. Assim, de Norte a Sul do país, todos podem aproveitar esta oportunidade!

Esta formação destina-se a profissionais de educação, tem a duração de 3 horas e encontra-se acreditado pelo Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais.

Inscreva-se e descubra as suas forças de caráter, perceba como podem ser eficazmente utilizadas com crianças e jovens e explore alguns recursos pedagógicos, entre os quais o jogo e as medalhas “Crescer em Forças”.

Testemunhos de participantes da edição anterior

“Foi uma formação breve cheia de Valor(es)! Muito bem desenhada, com base num modelo teórico sólido e na prática continuada com crianças e jovens. É muito relevante para reorientar o olhar para o melhor de nós mesmos e do outro. Com imensas sugestões de como treinar e celebrar esse olhar todos os dias na nossa prática profissional e na vida. Excelente!

Ana Duarte

Para mim, a participação nesta formação foi muito interessante e motivadora. Gostei de toda a apresentação teórica e das diversas formas como os valores são trabalhados na prática. As formadoras são excelentes comunicadoras e espelham paixão pelo que fazem. Aconselho esta formação a todos os profissionais que acreditam na Educação Positiva e na necessidade urgente de “semear valores”. Adorei!”

Sandra Oliveira

As inscrições terminam já na quarta-feira, dia 06 de Julho. Reserve já o seu lugar aqui.

3 anos a despertar influências positivas, com a Semear Valores On-air!

Esta história fala sobre o poder de nos sentirmos ouvidos.

Os protagonistas são 96 alunos de uma escola. São pioneiros, sem o saberem. Vão criar uma rádio online, à qual darão, mais tarde, o nome MEGA Ibn rádio.

Embarcaram numa viagem, sem terra à vista: a rádio não existia e não tinham referências para criar os primeiros programas. Confiaram na equipa Semear Valores On-air e nos seus professores e trabalharam em grupos, escolheram temas, pesquisaram, escreveram e, finalmente, foram locutores no estúdio montado na própria escola. 

Com o primeiro confinamento, os timoneiros afligiram-se, mas logo decidiram usar o que estavam a ensinar: criatividade, resiliência, adaptabilidade e comunicação! Afinal, nada melhor que dar o exemplo! Acompanharam os alunos à distância e gravaram os programas via zoom, observando o orgulho dos jovens nas suas criações. Dia 22 de maio de 2020, nasceu a MEGA Ibn Rádio e, desde então, está “on-air” para todo o mundo!

Desperta a tua influência!

Quantos jovens podem dizer que a sua escola tem uma rádio online que espelha a sua imagem e espalha a sua mensagem, via APP’s e Soundcloud? Estes podem e é por isso que a cada um dizemos “Desperta a tua influência!”

Nos dois anos seguintes, novos alunos embarcaram, agora mais orientados e muito entusiasmados! Ao todo, participaram 250 alunos, do 7º ao 12º ano, criando e gravando um total de 158 programas verdadeiramente únicos! 

Os jovens referem muitos ganhos. Destacamos aquele que nos leva de volta ao início desta história, o poder de nos sentirmos ouvidos: “…só o facto de em grupo podermos escolher qualquer tema é muito positivo, pois permite-nos abordar temas que defendemos ou são importantes para nós.”, Rodrigo.

Os resultados do último ano e o balanço dos três anos está a ser concluído e brevemente ficará disponível no nosso site.

Obrigada!

Agradecemos com muito carinho aos nossos queridos parceiros nesta viagem: DONE!Comunicação e Agrupamento de Escolas Ibn Mucana; a entidade promotora, que gentilmente acolheu o projeto, associação A Vida Ama-me e aos financiadores que acreditaram em nós, Câmara Municipal de Cascais e Fundação Calouste Gulbenkian!

Temos tantas pessoas a quem queremos também agradecer esta viagem! À coordenadora de projetos da escola, Rosário Valente, que o abraçou logo desde o início; ao professor José Nogueira, que reconstruiu o estúdio e criou uma belíssima mesa para toda a aparelhagem; às 10 professoras que colaboraram diretamente connosco ao longo destes 3 anos e que levamos no coração; ao Alexandre Campos Silva e à Ana Oliveira que, entre várias outras coisas, editaram 158 rubricas e programaram semanalmente a rádio; à ex-vereadora da CM Cascais, Isabel Guerra, pela simpatia, oportunidade e disponibilidade; à Cândida Campos por incubar a academia e ao Manuel Gomes pela gestão contabilística, ambos da associação A Vida Ama-me; à Ana Cristina Saraiva das Academias Gulbenkian do Conhecimento, por todo o apoio prestado e pelas oportunidades que nos foi abrindo e à equipa de avaliação do projeto que nos acompanhou, em especial à Carla Colaço e à Catarina Castro pela disponibilidade e encorajamento!

Por fim, aos alunos que confiaram em nós e se entregaram a esta aventura!

Quer ouvir a MEGAIbn rádio?

A MEGAIbn rádio pode ser ouvida a qualquer hora do dia, através da APP para Iphone e Android! Os programas estão também disponíveis em formato de podcast, na Soundcloud, até agosto de 2022!

Yuki, o robô com coração, criou uma nova meditação!

Mensagem para as crianças:

Nesta terceira meditação do Yuki, vais viajar para conhecer o teu Guardião.

Pode ser um animal, uma planta, um mineral. Uma fada, um duende ou um anjo da guarda!

O teu guardião é alguém que te conforta na tristeza, te escuta sem pressas e te dá clareza.

É um ser com quem podes partilhar segredos e confessar os teus medos, pedir ajuda e energia para viveres bem o dia!

Vamos viajar?

Ouve aqui!

 

Compartilhe

Mais postagens

Crianças respondem ao Yuki

Fevereiro 2024

Querem conhecer algumas cartas que o Yuki recebeu de crianças? Deliciosas!
O “Yuki na Caravana” está em movimento! Saiba como fazê-la chegar à sua escola!
Venha descobrir o novo curso sobre inclusão e a nossa consultoria TEIP!

Janeiro 2024

Está preparado/a para fazer novas resoluções? Preparámos umas perguntas para o/a ajudar!
Saiba como pode prevenir o bullying através do novo formato do “Yuki na Caravana”!
Aproveite os descontos que temos para si, até 20 de Janeiro!

Dezembro 2023

Este Dezembro partilhamos uma entrevista além-mar com Educar para a Vida Plena, trazemos uma oferta para as famílias e ainda uma surpresa para as crianças que já conhecem o Yuki, o robô com coração!