O 3º aniversário e a generatividade!

A Semear Valores faz 3 anos! Na verdade, começámos bem antes de 2019, mas os astros alinharam-se para que no dia 20 de maio desse ano assumíssemos uma presença jurídica. Passámos a ser um contribuinte fiscal e a ter uma atividade instalada, com todos os desafios e compromissos que isso envolve. Sonhámos, arriscámos e gerámos muitas sementes que cuidamos e vemos florescer, com a ajuda de tantas pessoas que nos ajudam a crescer e crescem connosco. 

O sucesso pode ser medido de muitas formas, mas para nós, uma delas, é sentir que nos cumprimos e isso é conseguido quando contribuímos para a geração seguinte. A vontade e o compromisso de cuidar dela é o que nos move e está na essência desta nossa história. Cada uma, à sua maneira, vai dando forma à missão de trazer os valores para a vida das crianças e jovens, de contribuir para que vivam todo o seu potencial e desfrutem da vida. 

Acreditamos que somos um “match made in heaven”! Temos mesmo muita sorte por nos termos cruzado numa missão em comum, com a qual nos sentimos profundamente comprometidas. Por tudo isto, e agradecendo a quem nos acompanha e ajuda a crescer, celebramos o 3º aniversário com muita alegria! 

Para assinalar esta data com grande entusiasmo, decidimos lançar uma novidade para as crianças, pois são elas as grandes beneficiárias da nossa ação generativa. Desta vez, e apesar das forças de caráter estarem sempre subjacentes, o propósito é o de contribuir para desenvolver o potencial das crianças, cultivando pensamentos que ajudam a encarar os desafios da aprendizagem com naturalidade, entusiasmo e persistência. Trata-se de um conjunto de 8 histórias, em formato áudio, escritas pela Kalpna e com a voz (e a alma!) da Susana Vitorino. Os efeitos sonoros são do Alexandre Campos Silva (estão incríveis!), as ilustrações são da Rita Correia (para não variar!) e tivemos ainda a mentoria criativa do Paulo Condessa!

Este produto inovador chama-se “O Pirata Osório – Aventuras d’Aprendizagem” e conta a história do processo de aprendizagem de 3 personagens: Osório – o pirata -, Gagaí, – o papagaio – e Pregui – um bicho preguiça. Cada um tem uma atitude diferente perante os desafios que enfrenta. O Pirata Osório é corajoso, mas só porque tem muito medo! O Gagaí é normalmente pessimista, mas muito amigo e bondoso. A Pregui é bem descontraída e está sempre a pensar num plano de ação.

Curios@? Sim!!! Venha à nossa loja e conheça este simpático piratinha e os seus amigos. No dia 1 de junho, pelas 21h30, a Kalpna vai contar-nos, num live no Instagram, como é que esta aventura começou! Até lá, deixamos a “mãe” deste pirata satisfazer a vossa curiosidade com o próximo testemunho!

“Mamã, conta mais uma….só mais uma…vá lá, Mamã!” A todas as mães, pais e educadores que ouviram este pedido vezes sem conta e não resistiram a contar mais uma história… Estamos juntos! 

Habitualmente, depois de um dia de trabalho, vinha um momento mágico de criatividade improvisada com dramatização à mistura. Eu contava uma história inspirada no processo de aprendizagem das minhas próprias crianças. Os meus filhos passavam o dia em descobertas constantes, na ânsia de saciar a curiosidade. Esta aprendizagem tão natural nos mais novos, movida por uma vontade só deles, fascinava-me! Eu deliciava-me com as suas bravas tentativas, enquanto fazia um esforço para não dizer, demasiadas vezes: “vais cair… olha que te magoas… tem cuidado.” As suas experimentações descoordenadas, a surpresa que vinha a seguir ao erro, novas tentativas e, depois, uma birra para colorir o fracasso! Um abracinho acompanhado de um “pronto, deita tudo cá para fora… já passou… ah, sabe tão bem, soltar a frustração… vai uma ajudinha?”. E lá continuávamos. 

Foi assim que nasceu o Pirata Osório. Apropriou-se desta aprendizagem curiosa para fazer as suas próprias descobertas, agarrou-se às palavras e expressões inventadas, que os meus filhos enchiam de significado, para dar nome ao seu papagaio e a tantos outros. Nas histórias improvisadas contou as suas muitas tentativas, deu o seu melhor, não desistiu e acreditou sempre! Também aprendeu a ficar frustrado e a libertar uma dramática birra, que fazia soltar muitas gargalhadas. Um ganhar de consciência sobre a aprendizagem! Esse poder que todo o ser humano possui naturalmente. 

O Pirata Osório e as suas histórias foram crescendo com os meus filhos, enriquecidas com vivências e amigos. Mas já não as conto depois de um dia de trabalho! Agora, partilho com todos os que as queiram ouvir, divertir-se e aprender! 

São 8 histórias contadas e concretizam o Mindset de Crescimento, todas disponíveis no nosso site! Para os primeiros 35 compradores reservamos uma surpresa que as crianças vão adorar

Venham fazer parte desta descoberta divertida! 

Kalpna Kirtikumar

Compartilhe

Mais postagens

Junho 2022

Celebrámos esta semana, o Dia da Criança! Partilhámos algumas atividades, temas e recursos para educadores nas nossas redes sociais.
Destacámos as aventuras inspiradoras d’O Pirata Osório (audiobook) e os nossos workshops “Crescer em Forças: Semear Valores na Educação”!

Maio 2022

E eis que, com o calor, chega a newsletter deste mês!

A boa disposição aquece-nos o coração e faz-nos mover em direção aos nossos sonhos! Assim, depois de um almoço muito especial e de uma reunião em Marvila, Lisboa, decidimos lançá-la hoje mesmo!

Descubra o que andámos a fazer no mês de Abril, desde formações a eventos; projetos a novos recursos 🙂

Abril 2022

Diz que “em tempos de guerra, não se limpam armas”. Entre tantas usadas, e algumas bem sujas, nem todas têm de destruir e a nossa é limpa e está disponível para ser usada por quem quiser!

É uma simples meditação feita com o pensamento nos mais novos, ou não fossem eles aqueles a quem queremos deixar um mundo melhor. No seguimento da meditação da manhã, o Yuki oferece agora a meditação pela Paz.

Março 2022

Março traz sempre o cheiro da primavera, a promessa dos dias grandes e o regresso das aves.

Este ano, março, para além de tudo isto, traz também o cheiro da morte, a incerteza dos dias que vêm e o regresso das sombras. Sentimos empatia por quem está a milhares de quilómetros, sem precisarmos de ter passado pelo mesmo. A generosidade salta-nos do peito e impele-nos para ajudar da forma possível.

Subscreva a nossa newsletter

Não perca as nossas próximas atualizações