Outubro 2021: Parceiros de uma Jornada

Esta jornada tem sido uma verdadeira aventura!

Felizmente, não estamos sozinhas! Como já sabem, adoramos co-criar com os agentes educativos que acompanhamos nas escolas. Mas também temos explorado muitos e diversos caminhos com os nossos parceiros de áreas tão distintas como as Artes ou a Neuropsicologia!

Estes parceiros têm semeado valores connosco e em nós!

Comovemo-nos com as emoções desenhadas pela Rita, viajamos com a presença alquímica da Susana, criamos ambientes inovadores com a arte da Flávia, descobrimos as maravilhas do cérebro disléxico com o Filipe, sintonizamos uma mega rádio com o Alexandre e a Cândida e entusiasmamo-nos com a excelência e alegria da Ana para trazer temas importantes da vida das crianças e adolescentes  para outros profissionais!

A identificação com os valores, ou um feliz acaso, juntou-nos e estamos muito gratas por esta boa companhia!

Conheça nesta newsletter estes profissionais de excelência e como têm sido Parceiros de uma Jornada! 

Menina e mulher, filha e mãe, desenhadora e ilustradora, conta e canta, autora e editora, muito focada pessoal e profissionalmente em temáticas como a sustentabilidade, os direitos humanos, dos animais e do Planeta e a Biodiversidade. Considera-se feliz! E nós também, por a termos conhecido!

Quando lançámos em 2019 o jogo Crescer em Forças foi logo a primeira pessoa que nos veio à memória e a quem ligámos para explicar a ideia. O tema subjacente às cartas era mesmo a praia da Rita, por isso não havia dúvidas de que as ilustrações seriam suas! Este ano lançámos já mais recursos – o livro do Yuki, a Rota da Aprendizagem e o jogo Soltar Amarras – e todos os seus desenhos saíram das mãos encantadas da Rita. Trabalhar com ela é realmente uma bênção, pois encontrámos alguém que fala e sente a mesma linguagem. Os seus desenhos conseguem expressar o que nem sempre as palavras alcançam. Não é por acaso que nas suas forças de assinatura está a apreciação da beleza e da excelência, o amor e a espiritualidade, forças que ligam o céu à terra e trazem completude ao ser humano.

A Rita também é autora de 3 livros: “Um livro para ti”, “O meu nome é…” e “Ilumina”: Quem a quiser receber na sua escola ou biblioteca, pode contactá-la através do email ritacorreia.ilustradora@gmail.com. Siga a Rita no seu instagram, aqui.

Alexandre Campos Silva é o CEO e Diretor de Produção da DONE! Comunicação, uma empresa focada na produção audiovisual.      

Contribuir para a formação da individualidade dos jovens, através do desenvolvimento de capacidades de expressão verbal e escrita, relacionamento interpessoal e autonomia na procura de soluções, é uma das principais missões do Alexandre e dos que o acompanham. Por isso, convidamo-lo, em conjunto com a Associação “A Vida Ama-me”, para serem nossos parceiros no projeto Semear Valores ON-AIR. Com a sua ajuda, criámos e desenvolvemos a Mega Ibn Rádio, uma rádio escolar online, que emite continuamente, e para todo o mundo, programas feitos por jovens.

O Alexandre é conhecido pela sua voz grave e inconfundível, mas também pela sua criatividade, apreciação da beleza e bondade, forças que se refletem naturalmente na forma como trabalha e se relaciona connosco.

Estarmos todos juntos neste projeto tem sido “a alma e o segredo do negócio”!

Conhecemos a Flávia Puyau em plena pandemia quando, do Brasil, se ligou remotamente aos nossos vários webinars. Que bom foi conhecê-la e voltar a rever aquele sorriso acolhedor, em cada momento! Até que, corajosamente, cruzou o Atlântico com a família e continuou a sua jornada connosco. Diz a Flávia que “Meu momento presente chama-se ressignificação”. E foi na busca desse novo significado, que a Flávia mergulhou numa viagem interna, recriando a sua vida profissional guiada pelo propósito de transformar gerações. Ouvimos da Flávia que “Para novas descobertas precisamos desenvolver nossa capacidade de contemplação sem estereótipos e julgamentos”. A fotografia foi o seu elo entre a arte e o caminho de aproximação entre o sentir e o fazer.

Curiosa pela união da arte com as forças de caráter, fez connosco a formação “Crescer em Forças: Jornada das Virtudes” e apresentou um projeto para desenvolver as forças de caráter através da arte. Assim, iniciamos uma inspiradora parceria que irá semear muitos valores, através de oficinas de criatividade, palestras, workshops do Arte Ação Portugal, tanto para crianças e jovens, quanto para educadores, que serão multiplicadores dessa abordagem, ampliando o alcance dessa significativa missão de contribuir para um mundo mais feliz. A Flávia tem como principais forças a honestidade, a apreciação da beleza e da excelência, o gosto pela aprendizagem, a curiosidade e a coragem.

Siga os posts criativos da Flávia, no seu insta!

Susana Vitorino é Artista, Formadora e Terapeuta. Livre. Como os pássaros que migram nas estações. Sobretudo livre para poder dar as mãos a projectos e pessoas que lhe façam sentido. Assim foi com a Semear Valores. Uma parceria que teve tanto de inesperado quanto de mágico. E a magia, já se sabe, não se explica: vive-se! Leva muitos anos a trabalhar com e para crianças através do teatro e do movimento criativo. Trabalha com desenvolvimento humano pessoal, usando todas as suas ferramentas conquistadas e aperfeiçoadas ao longo dos anos. No seu Top 3 de Forças estão: A Perspectiva, o Amor pela Aprendizagem e a Apreciação da Beleza e da Excelência. Tenta fazer uso convivente delas em tudo o que faz na vida.

O seu lema preferido é da Madre Teresa: “Não podemos fazer grandes coisas. Apenas pequenas coisas com muito amor”. Se quiser entrar em contacto com a Susana, envie email para susanavictorino@gmail.com

Filipe Fernandes é um amigo de longa data! Colega no curso de Psicologia, especializou-se em Neuropsicologia no Centro de Estudos da Linguagem Egas Moniz da Faculdade de Medicina da UL. O Filipe tem focado o seu trabalho no neurodesenvolvimento e nas dificuldades específicas de aprendizagem. Há uns meses, e por incentivo da nossa amiga Patrícia Teixeira Abreu, procurávamos alguém que nos ajudasse a perceber como as Forças de Caráter poderiam ajudar as crianças com dislexia. Reencontramos o FIlipe nas redes sociais e depois de vermos uma entrevista sua sobre dislexia, achamos que era o parceiro ideal.

Logo na primeira conversa, sentimos que uma parceria nos tornaria, a todos, mais fortes! E assim foi, quanto mais falamos com o Filipe e ele connosco mais sentido faz, dar a conhecer as forças de caráter a pais e crianças, sobretudo num contexto tão desafiador como o da dislexia. Aprendemos imenso com o Filipe, pela sua forma cativante, muito conhecedora e clara quando partilha a sua experiência, e pela sua vontade genuína em ajudar estas famílias. Lançámos o primeiro webinar “Forças de Caráter ao Serviço das crianças com Dislexia” e tivemos uma adesão sem precedentes. Encontrem aqui a versão online. Estamos a trabalhar com o Filipe em mais recursos pedagógicos e encontrarão em breve um artigo seu no nosso blog. Mantenham-se atentos!

Ana Vaz é psicóloga e considera-se muito realizada porque faz o que ama, trabalhando com pessoas em contexto comunitário. Nas suas palavras: “Sinto que o meu trabalho me permite uma aprendizagem constante e o privilégio de poder fazer a diferença na vida dos outros, o que para mim é uma Bênção”. Exerce a sua profissão na Pressley Ridge, desde 2006. As suas forças de carácter são o amor, a bondade, a justiça e a coragem, que usa diariamente, nas diferentes facetas da sua vida: no trabalho, na maternidade, ou como instrutora de Zumba!

Chegou até à Semear Valores pela grande amizade com a Patrícia, que a desafiou a ser co-formadora no curso Intervenção Psicopedagógica com Crianças e Jovens em crise, pois o seu brilho e boa disposição animam qualquer grupo!

“Sinto que tenho um caminho longo a percorrer e que a Semear Valores tem sido uma aliada importante no meu crescimento pessoal e profissional”, afirma.

A sua missão é trabalhar com pessoas e sonha, um dia, criar um serviço de saúde mental acessível a todos!

Para seguir a Ana no insta, clique aqui! Para acompanhar as novidades da Pressley Ridge, veja aqui!

Compartilhe

Mais postagens

Crianças respondem ao Yuki

Fevereiro 2024

Querem conhecer algumas cartas que o Yuki recebeu de crianças? Deliciosas!
O “Yuki na Caravana” está em movimento! Saiba como fazê-la chegar à sua escola!
Venha descobrir o novo curso sobre inclusão e a nossa consultoria TEIP!

Janeiro 2024

Está preparado/a para fazer novas resoluções? Preparámos umas perguntas para o/a ajudar!
Saiba como pode prevenir o bullying através do novo formato do “Yuki na Caravana”!
Aproveite os descontos que temos para si, até 20 de Janeiro!

Dezembro 2023

Este Dezembro partilhamos uma entrevista além-mar com Educar para a Vida Plena, trazemos uma oferta para as famílias e ainda uma surpresa para as crianças que já conhecem o Yuki, o robô com coração!