Projetos em escolas
Desenhamos, implementamos e avaliamos projetos em escolas e outros contextos educativos.
Adotamos uma abordagem construcionista, de forma a aumentar o envolvimento dos professores e promover a sustentabilidade das aprendizagens.
Tal permite-nos testar e avaliar os modelos da psicologia e educação positiva no contexto educativo português, bem como criar novos recursos pedagógicos de apoio às intervenções, adaptados à realidade das nossas escolas.
Projetos mais recentes
Projetos anteriores
Veja o vídeo ao lado que explica como começou a nossa intervenção no 1º ciclo e convida a ouvir o testemunho das crianças sobre o que aprenderam no primeiro projeto-piloto!
Abaixo, pode visualizar a forma como fomos crescendo e levando os valores às crianças, em contexto escolar.
A nossa experiência em contexto escolar
Implementação do primeiro projeto-piloto numa turma de 3º ano, no Colégio Europa.
Alargamento do projeto a todo o 1º ciclo, no Colégio Europa.
Piloto numa turma de 7º ano, no AE Ibn Mucana, com o modelo das Forças de caráter para promover um bom clima.
Iniciativa promovido pela Psicóloga escolar e respetiva DT.
Alargamento ao 1º e 2º ciclos, no Colégio Europa
Local/ Entidade: Alcabideche, nas escolas básicas Bruno Nascimento e Malangatana.
Financiador: Câmara Municipal de Cascais.
Atividades: Formação, acompanhamento e consultoria aos professores e assistentes operacionais.
Objetivo: Promover o florescimento das crianças, incidindo nas relações interpessoais e no exercício da cidadania.
Público-alvo: 8 turmas e 183 alunos (1º ao 4º ano)
Temas: forças de caráter; literacia emocional e gestão da raiva.
Resultados: Aumento do comportamento prossocial e diminuição dos problemas de relacionamento entre pares: Relatorio final SV 1º ciclo.
Local/ Entidade: Alcabideche, escola básica Bruno Nascimento.
Financiador: Câmara Municipal de Cascais.
Objetivo: Promover o florescimento das crianças, incidindo no auto-conhecimento, no desenvolvimento de uma atitude mental de crescimento e de relações entre pares mais satisfatórias.
Público-alvo: Alunos do 1º ciclo; 4 turmas e 96 alunos (1º ao 4º ano).
Dinamizado por: Coordenadora e professoras.
Temas: Forças de caráter e atitude mental de crescimento.
Resultados: interrompido (quarentena)
Local: 5 escolas de 1º ciclo de Cascais: EB1 Malangatana; EB1 Bruno Nascimento e EB1/JI do Alto da Peça; EB1/ JI de Alvide e EB1 Nº4 de Cascais.
Financiadores: Participantes & AE de Alvide.
Objetivo: Promover o auto-conhecimento das crianças e relações entre pares mais satisfatórias.
Público-alvo: Alunos do 1º ciclo; 6 turmas e 129 alunos (2º ao 4º ano).
Dinamizado por: 6 Professoras.
Temas: Forças de caráter.
Resultados: Observou-se um aumento muito significativo (p<.001) dos comportamentos prossociais (de entreajuda) e uma diminuição significativa dos problemas de relacionamento entre pares, após a intervenção, na perspetiva das docentes. Houve ainda uma diminuição muito significativa (p<.001) dos Sintomas Emocionais, Problemas de Comportamento e Hiperatividade.
Projeto a 3 anos
Local: AE Ibn Mucana
Financiadores: Câmara Municipal de Cascais e Fundação Calouste Gulbenkian
Parceiros: A Vida Ama-me e DONE Comunicação
Objetivo: Promover
Público-alvo: Alunos do 3º ciclo e secundário; 11 turmas e 249 alunos.
Dinamizado por: Patrícia e Mafalda (SV), com o apoio dos DT's e a colaboração de Alexandre Campos, da DONE Comunicação.
Temas: Forças de caráter e Rádio.
Resultados:
Os principais resultados referentes ao aumento das competências socioemocionais dos alunos estão disponíveis nos relatórios anuais: 1º Ano (2020); 2º Ano (2021) e 3º Ano (2022).
No artigo "The impact of adolescents' voice through an online school radio: a socio-emotional learning experimental project" disponível na revista Frontiers encontra mais informação.
Produtos:
MEGAIbn Rádio, com música e programas criados pelos alunos.
- APP para Google e Apple
- Programas disponíveis em podcasts na Soundcloud!