As três benções​
Este exercício vai sintonizá-la(o) com o que corre bem na sua vida e aumentar o seu bem-estar.

Como fazer?

Este é um dos exercícios de Psicologia Positiva mais conhecidos. Implica escrever três coisas que correram bem durante o dia e refletir sobre elas (Seligman, Steen, Park & Peterson, 2005). Recorde o que sucedeu, com quem estava, como se sentiu e que condições proporcionaram esse evento. Sugerimos que arranje mesmo um caderno para este exercício. Pode chamar-lhe, se quiser, um “Diário da Gratidão”. Considere acontecimentos simples do dia ou conquistas importantes. Não se preocupe muito com a qualidade da escrita! O que importa é encontrar as bênçãos do dia e sentir gratidão por elas.

Porquê?

No referido estudo, os participantes escreveram durante uma semana três coisas boas que aconteceram durante o dia. Os resultados mostraram que esta atividade diária teve um efeito significativo nos níveis de bem-estar e depressão. Nos participantes que continuaram o exercício por mais de uma semana, verificou-se um aumento da felicidade e uma diminuição dos sintomas de depressão durante os 6 meses de acompanhamento.

Por vezes, com a correria da vida, damos muitas coisas boas como garantidas e nem percebemos como são importantes. Se nos sintonizarmos com elas, a experiência positiva ganha outra intensidade. Por outro lado, também damos por nós a focar-nos mais no que não correu bem e perdemos oportunidades de conexão e felicidade.

Este é um exercício que, intencionalmente, pretende ser um contrapeso a esta tendência. Como já referimos, a investigação tem mostrado que as pessoas gratas são mais felizes. Assim, sintonizar com a frequência da gratidão liga-nos às diversas fontes de onde nascem coisas boas! É um hábito que pode mudar o tom da emoção e energizar-nos. Com a prática vamos ficando cada vez mais conscientes do que corre bem e capazes de saborear!

 

Seligman, M. E., Steen, T. A., Park, N., & Peterson, C. (2005). Positive psychology progress: empirical validation of interventions. American Psychologist, 60, 410.