No referido estudo, os participantes escreveram durante uma semana três coisas boas que aconteceram durante o dia. Os resultados mostraram que esta atividade diária teve um efeito significativo nos níveis de bem-estar e depressão. Nos participantes que continuaram o exercício por mais de uma semana, verificou-se um aumento da felicidade e uma diminuição dos sintomas de depressão durante os 6 meses de acompanhamento.
Por vezes, com a correria da vida, damos muitas coisas boas como garantidas e nem percebemos como são importantes. Se nos sintonizarmos com elas, a experiência positiva ganha outra intensidade. Por outro lado, também damos por nós a focar-nos mais no que não correu bem e perdemos oportunidades de conexão e felicidade.
Este é um exercício que, intencionalmente, pretende ser um contrapeso a esta tendência. Como já referimos, a investigação tem mostrado que as pessoas gratas são mais felizes. Assim, sintonizar com a frequência da gratidão liga-nos às diversas fontes de onde nascem coisas boas! É um hábito que pode mudar o tom da emoção e energizar-nos. Com a prática vamos ficando cada vez mais conscientes do que corre bem e capazes de saborear!
Seligman, M. E., Steen, T. A., Park, N., & Peterson, C. (2005). Positive psychology progress: empirical validation of interventions. American Psychologist, 60, 410.