Pense num acontecimento em que se sentiu no seu melhor e escreva o que aconteceu. Crie uma narrativa com princípio, meio e fim e descreva a experiência, como se sentiu, que talentos e forças usou e quais os resultados. Que ações teve e em que medida elas a(o) fizeram sentir-se tão energizada(o) e autêntica(o)? Depois de escrever, leia tudo com atenção e tome consciência:
Nem sempre lhe será fácil reconhecer os seus pontos fortes. Por outro lado, na sociedade atual, são escassas as oportunidades para usar os seus melhores talentos e qualidades. Este exercício foi pensado, precisamente, para criar consciência do que tem de melhor e a(o) faz um ser autêntico. Ao recorrer à experiência do seu passado, o processo de identificação das suas forças torna-se mais acessível e leva-a(o) a saborear uma lembrança com muito significado.
Bryant, F. B., Smart, C. M., & King, S. P. (2005). Using the past to enhance the present: Boosting happiness through positive reminiscence. Journal of Happiness Studies, 6, 227-260.
Peterson, C. & Seligman, M. E. P. (2004). Character strengths and virtues: A handbook and classification. American Psychological Association and Oxford University Press.
Contacte-nos