Carta da Gratidão​
Este exercício vai conectá-la(o) a alguém muito especial e reforçar a vossa relação.

Como fazer?

Pense numa pessoa que tenha feito algo importante por si e pela qual se sente muito grata(o). De preferência, escolha alguém ainda vivo e a quem não teve ainda oportunidade de agradecer. Escreva-lhe uma carta e descreva o que essa pessoa fez, porque foi tão importante e como a(o) fez sentir. De seguida, planeie um encontro para lhe entregar a carta pessoalmente e, no dia em que estiverem juntos, leiam-na em voz alta. Preste atenção às suas emoções e às da outra pessoa e conversem sobre o que sentem. Se o encontro pessoal não for possível, leia a carta por telefone ou videochamada.

Porquê?

Vários estudos mostram que sentir gratidão pode melhorar o seu bem-estar, para além de nutrir relacionamentos. Num estudo de Lyubomirsky e Sheldon (2011), realizado no âmbito da gratidão, os participantes mais motivados relataram um melhor bem-estar geral e menos sintomas de depressão no fim da intervenção. Esta proposta incentiva-a(o) a expressar gratidão de forma intencional e plena, além de ser uma forma de recordar que os outros se importam consigo. Parar para agradecer a alguém de forma genuína, aprofunda a conexão e mostra apreço (e isso não tem preço!).

Lyubomirsky, S., Dickerhoof, R., Boehm, J.K., & Sheldon, K.M. (2011). Becoming happier takes both a will and a proper way: An experimental longitudinal intervention to boost well-being. Emotion, 11, 391-402.